A Black Friday 2024 aconteceu na última sexta-feira, com ofertas que vieram tanto antes quanto até mesmo no final de semana, e acabou trazendo um marco interessante para o varejo brasileiro ao registrar um crescimento de 16,1% nas vendas quando comparado com o mesmo período em 2023, de acordo com a Cielo.
Os números empolgaram o mercado, não só por superar as expectativas quanto também por marcar a primeira vez que as vendas ultrapassam os níveis que só foi visto antes da pandemia, somando um faturamento 15,25% maior do que o de 2019. Saiba mais detalhes!
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Comércio físico e e-commerce em alta
Esse ano o grande destaque ficou com o comércio físico, que acabou passando a frente e apresentou um aumento de 17,1% nas vendas. Já o e-commerce teve um crescimento mais moderado, mas ainda significativo, de 8,9%.
O segmento de Supermercados e Hipermercados liderou os resultados da Black Friday, com um crescimento impressionante de 26,2%. Outras categorias que se destacaram foram Drogarias e Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%).
Entre os produtos mais adquiridos pelos brasileiros, eletrodomésticos ocuparam o topo da lista, seguidos por eletrônicos, smartphones, moda e acessórios, e itens de beleza e perfumaria.
Parcela do 13º foi fator importante nessa Black Friday
Especialistas apontam que o “casamento” da data com o pagamento da primeira parcela do 13º salário foi um fator determinante para o aumento nas vendas. Essa coincidência de calendário não acontecia desde 2019 e, segundo Carlos Alves, vice-presidente da Cielo, foi um dos motores para o aquecimento do mercado.
Outro ponto relevante foi a adoção de métodos de pagamento variados. O cartão de crédito continuou como a opção preferida, com 60,2% de participação, enquanto o Pix, embora tenha registrado queda em relação a edições anteriores, ainda representou 26,1% das transações.
O número de produtos vendidos também subiu significativamente, passando de 18,88 milhões em 2023 para 20,67 milhões em 2024, um aumento de 9,4%. Somando as vendas realizadas na quinta e sexta-feira, o total de itens comercializados chegou a 33,02 milhões, com um tíquete médio de R$ 180,70.
Expectativas para a Cyber Monday
A Black Friday 2024 já é celebrada como a melhor dos últimos quatro anos, mas o varejo ainda aguarda o fechamento completo das vendas, considerando os resultados da chamada Cyber Monday, que acontece hoje (02). Tradicionalmente focada em eletrônicos, essa data promete complementar os números já expressivos da Black Friday.
O desempenho da Black Friday 2024 mostra que o mercado anda continua aquecido e otimista, além de indicar que, mesmo diante dos desafios econômicos, o consumidor brasileiro continua disposto a aproveitar as ofertas e promoções para antecipar compras de final de ano.
Fonte: G1