Com os primeiros casos confirmados de coronavírus no Brasil, o Google lançou uma página com as principais dúvidas dos brasileiros sobre o que fazer a respeito da doença, como se proteger e outros insights a partir das buscas.
A página é dividia enre os tópicos com os principais esclarecimentos sobre o coronavírus, ao clicar, por exemplo, em “O que é o coronavírus”, você será direcionado para a página dos resultados do Google com os principais sites que estão tratando do tema.
Também é possível consultar as regiões no Brasil mais interessadas sobre o assunto, além da variação em um gráfico das buscas relacionadas. Com o crescimento do interesse sobre detalhes do coronavírus, os brasileiros também estão procurando mais informações sobre gel desinfetante, álcool gel, máscara e lavar as mãos.
A página também trata dos países que mais estão procurando sobre o assunto no momento. A Itália aparece na primeira posição, seguida por Suiça, Irlanda, França e Alemanha.
Já foram confirmados 8 casos de Coronavírus no Brasil – 6 em São Paulo, 1 no Espirito Santo e 1 no Rio de Janeiro, informação do último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (5). O órgão também revela que são 636 casos suspeitos no país, até o momento. Entre os infectados, a pessoa mais jovem tem 20 anos e a mais velha 68.
Trazendo para o nosso universo, o nicho tech, o mercado de TI já está sendo impactado em virtude do surto do coronavírus. De acordo com a empresa de pesquisa Canalys, a venda de equipamentos de informática cairá pelo menos 3,4% em 2020. Além de também impactar diretamente no lançamento de produtos e rotina de produção – a LG, por exemplo, forçou férias coletivas em sua fábrica localizada em Taubaté (SP), e cancelamento de eventos importantes, como a MWC, F8, Goolge I/O, entre outros.
O Ministério da Saúde orienta dez cuidados básicos que as pessoas podem ter para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.