Os overclockers da equipe ElmorLabs, que trabalham em estreita colaboração com a ASUS, colocaram à prova uma das novas opções de processadores Intel voltados ao uso profissional e servidores.
O escolhido foi o carro-chefe da recém-lançada linha Xeon Sapphire Rapids, Xeon W9-3495X, CPU com 56 núcleos e 112 threads, que pode alcançar, em suas configurações de fábrica, clock de 4.8 GHz e custa US$ 5.889. Como de praxe, o “X” na sigla dos chips Intel indicam que multiplicador é desbloqueado, opção que o habilita para overclock.
A equipe conseguiu colocar o chip pra operar em 5,5 GHz em todos os núcleos e alcançar 132.220 pontos no benchmark sintético Cinebench R23, abaixo dos 132.484 que a ElmorLabs tinha registrado anteriormente. O cenário de teste contou com o uso de nitrogênio líquido (LN2), a placa-mãe ASUS W790E-SAGE SE, oito módulos de memória DDR5 G.SKILL Zeta R5 e duas fontes de alimentação Superflower Leadex de 1600W.
Você também deve ler!
Na ânsia de frear AMD, Intel está tomando medidas “semidestrutivas”, diz analista
Intel: chips devem moldar geopolítica mais que o petróleo nos próximos 50 anos
Além na elevação do clock de operação, a façanha chamou atenção pelo salto no consumo. O chip tem TDP de 350W. Em pico pode consumir até 1100W, mas num teste extremo como o que a ElmorLabs submeteu o processador os números podem ser ainda mais chocantes. Durante a rodada com o Cinebench R23 foi registrado consumo de 1881 watts. A temperatura estava sendo mantida em torno de -95°C.
Deixe seu comentário