Em entrevista à Bloomberg, Phil Spencer, presidente da divisão de jogos da Microsoft, comentou sobre um ponto que ele tem abordado com frequência: o panorama de crescimento da indústria de jogos. A Microsoft vem realizando diversas ações para expandir sua atuação no mercado, posicionando o console Xbox como apenas um dos meios de distribuição dos jogos das IPs que pertencem à companhia. Spencer abordou, em particular, a questão dos preços dos consoles.
Preço dos consoles e o impacto no mercado
Com o lançamento do PS5 Pro a um preço oficial de US$ 700, há especulações de que a nova geração de consoles, como o PS6, pode custar ainda mais. Spencer destacou a necessidade de ser criativo e adaptativo com o modelo de negócios, diversificando as formas de acesso aos jogos. O executivo alertou que o mercado de consoles não crescerá se os videogames chegarem a custar US$ 1.000.
Estratégia da Microsoft: foco em ecossistema e expansão de Público
O discurso de Spencer está alinhado com a estratégia que a Microsoft vem adotando. Em julho, ao comemorar a marca de mais de 500 milhões de usuários ativos por mês no ecossistema Xbox, o CEO Satya Nadella declarou: “Estamos levando nossa propriedade intelectual a novos públicos”.
Esse ecossistema não tem o console Xbox como elemento principal. A receita de hardware da Microsoft tem caído, enquanto o crescimento na receita de jogos e serviços tem aumentado. É possível que, em um futuro próximo, com a perspectiva de um Xbox portátil e novas aquisições estratégicas, a Microsoft alcance uma meta que parece cada vez mais clara: uma grande expansão do público, principalmente no mercado de jogos móveis.
Aquisição da Activision Blizzard e a importância do mercado mobile
Conforme pontuou Spencer em 2023, durante uma entrevista a Eurogamer, a discussão sobre a amplicação da capacidade no mercado mobile crucial para o futuro do Xbox:
“A razão pela qual estamos nessa discussão de aquisição com a Activision Blizzard envolve sua capacidade mobile,” explicou Spencer. “Porque é justamente algo que não temos. Já temos Call of Duty na nossa plataforma, já temos Diablo. Então, não é sobre novos games que os jogadores do Xbox não têm acesso atualmente. É sobre a capacidade no mobile e algumas ambições mais amplas de termos a plataforma de games mais ampla, que são os celulares móveis.”
Com essa abordagem, a Microsoft busca alcançar uma base de jogadores ainda maior, focando em dispositivos móveis como uma plataforma essencial para o futuro dos jogos.
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