Console Russo terá baixo desempenho e o objetivo é promover o governo pelos jogos

Rússia tem o objetivo de lançar um console; entenda

Em junho do ano passado, noticiamos que a Rússia confirmou que desenvolverá seu próprio console. O objetivo do governo é usar esse dispositivo como mais um meio de disseminação da propaganda do governo. Putin já afirmou que “um jogo deve ajudar uma pessoa a se desenvolver, ajudá-la a se encontrar, deve ajudar a educar uma pessoa tanto dentro da estrutura dos valores humanos universais quanto dentro da estrutura do patriotismo”.

Como está o projeto? A Rússia segue avançando em seu objetivo? Segundo o político Anton Vadimovich Gorelkin, membro da Duma( câmara baixa do Legislativo da Federação Russa) e próximo do governo de Vladimir Putin, o projeto segue andando.

Esse console seria baseado em um processador Elbrus, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias SPARC de Moscou (MCST).

Desafios técnicos e limitações do Elbrus

Os processadores Elbrus, conhecidos por sua arquitetura VLIW (Very Long Instruction Word), enfrentam críticas devido ao desempenho limitado. Em 2021, durante uma conferência de parceiros da Elbrus, especialistas apontaram que os chips de oito núcleos eram lentos demais, com frequências de clock insuficientes e caches pequenos. Desde então, o cenário pouco mudou, agravado pelas sanções internacionais contra a Rússia após a guerra com a Ucrânia, que limitaram o acesso a tecnologias de produção avançadas de empresas como TSMC e Samsung.

“Os processadores Elbrus ainda não alcançaram um nível competitivo com o PlayStation 5 ou o Xbox”, reconheceu Gorelkin. A ausência de GPUs de alto desempenho para gráficos 3D e a incompatibilidade com jogos de PC devido à arquitetura exótica do chip são outros desafios. Segundo Gorelkin, o foco do console será promover jogos nacionais e atrair um público além do mercado de PC e dispositivos móveis.

Fog Play: a aposta russa nos jogos em nuvem

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Enquanto o console enfrenta desafios técnicos, o Grupo Russo MTC está apostando no mercado de jogos na nuvem com o serviço Fog Play, lançado em dezembro de 2024. O serviço funciona por meio de um dispositivo de streaming, o Fog Play Stick, semelhante ao Amazon Fire TV Stick, com suporte para jogos em resolução Full HD (1920×1080) a 60 fps.

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O dispositivo, que custa 4.990 rublos (cerca de R$ 245, em conversão direta), vem com um controle. No entanto, o serviço cobra de 13 a 19 rublos por hora de jogo (aproximadamente  R$ 0,72 a R$ 1,06).

Hardware chinês domina o Fog Play

Embora posicionado como uma solução russa, o Fog Play Stick depende inteiramente de componentes chineses. O processador Amlogic S905Y4, com quatro núcleos ARM Cortex A53, e o sistema operacional Android TV compõem o hardware do dispositivo. Os servidores, no entanto, são anunciados como russos, embora detalhes técnicos sobre eles não tenham sido divulgados.

O Fog Play promete oferecer acesso a mais de 10.000 jogos, mas a performance ainda é um problema. Dentre os títulos oferecidos pelo serviços estão Cyberpunk 2077; GTA 5; Forza Horizon 5 e God of War.

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