A Meta, empresa-mãe do Instagram, Facebook e WhatsApp, confirmou o lançamento de seu novo aplicativo, Threads, para esta quinta-feira (6). O anúncio foi feito pelo próprio Adam Mosseri, CEO do Instagram, em seu canal público. Ele disse: “nós temos a esperança de construir um espaço civil e aberto para o diálogo”.
O Threads é uma plataforma de microblogging que visa competir diretamente com o Twitter, que tem sido alvo de críticas e controvérsias desde que Elon Musk assumiu a liderança em outubro de 2022.
Leia também
Meta acidentalmente revela o Threads, seu rival para o Twitter
Novas regras no Twitter limitam visualização diária de tweets; novas contas podem ver apenas 300 tweets por dia
O que é o Threads?
O Threads é um aplicativo de conversas de texto onde as comunidades podem se reunir para discutir uma variedade de tópicos, desde assuntos atuais até tendências futuras. O aplicativo foi desenvolvido para ser um rival direto do Twitter, com um design e funcionalidades semelhantes.
Assim como no Twitter, os usuários do Threads poderão curtir, compartilhar e comentar publicações, além de adicionar fotos e vídeos de até cinco minutos às suas postagens. Em um vazamento recente nós vimos que até a interface do novo aplicativo é bem parecida com a do Twitter.
Integração profunda com o Instagram
Para facilitar a transição dos usuários para a nova plataforma, a Meta integrou a nova rede social ao Instagram. Assim, quando o aplicativo for lançado, na próxima quinta-feira, os usuários poderão fazer login no Threads usando as mesmas credenciais do Instagram. Inclusive, eles poderão manter o mesmo nome de usuário.
A integração com a rede social de fotos e vídeos também envolve a migração de seguidores, proporcionando uma integração mais suave entre as duas plataformas. Assim, quem já te segue no Instagram e criar uma conta no Threads automaticamente começará a te seguir por lá também.
E por falar em Instagram, há até um easter egg rolando por lá. Quer ver? Acesse a sua conta do Instagram e vá até a barra de busca. Daí você digita “threads “. Perceba que um ícone com o formato de um ticket/ingresso aparecerá no canto direito da barra de busca. Toque neste ícone para ver um cartão com a logo do Threads e as suas informações de usuário.
Preocupações com a privacidade… Mas já!?
Apesar da expectativa em torno do lançamento do Threads, algumas preocupações foram levantadas em relação à quantidade de dados que o aplicativo pode coletar.
Nas informações sobre os “Dados vinculados a você”, vemos que as seguintes informações serão colhidas pelo Threads:
- Saúde e condicionamento físico;
- Informações financeiras;
- Informações de contato;
- Conteúdo do usuário;
- Histórico de navegação;
- Informações de uso;
- Compras;
- Localização;
- Contatos;
- Histórico de buscas;
- Identificadores;
- Informações confidenciais;
- Dentre outros dados.
Não à toa o Threads pesa mais de 250 MB para ser baixado. É uma diferença gritante em comparação com outros apps do mesmo tipo, como Bluesky e Mastodon. O primeiro coleta apenas 3 tipos de dados e o último não coleta nenhuma informação sobre o usuário.
Uma resposta aos problemas do Twitter
O lançamento do Threads com certeza foi apressado devido aos recentes problemas enfrentados pelo Twitter sob a liderança de Elon Musk.
Desde de que o bilionário assumiu, o Twitter implementou uma série de mudanças controversas. Dentre as mais recentes estão a limitação da quantidade de tweets que os usuários podem ver. A mudança do selo de verificação e a nova abordagem do Twitter Blue também foram problemáticas. Isso sem falar nos problemas internos e financeiros da plataforma.
Com muitos usuários descontentes com a direção que o Twitter está tomando, a Meta está buscando aproveitar a oportunidade para atrair esses usuários para o Threads.
Deixe seu comentário