O canal do Youtube Digital Foundry conhecido pelos seus comparativos demonstrando o potencial gráfico dos games em diferentes plataformas liberou um novo vídeo que mostra em embate entre a versão do PS4 e do PC do Project Cars, game de simulação de corridas que foi lançado na quinta feira (7). Além dessas duas plataformas o game também está disponível para Xbox One.
No PS4 o jogo roda a 60 frames em Full HD (1080p) enquanto no Xbox One a resolução está em900p um pouco acima do HD (720p). No PC é claro que o jogo consegue entregar 60 frames e pode chegar a impressionante resolução 12K, que seria na prática três monitores 4K interligados reproduzindo o game. Claro que numa resolução dessa a quantidade de frames irá variar e muito. Justamente por esse motivo o vídeo de comparação entre o PS4 e PC é interessante já que as duas plataformas conseguem entregar a mesma resolução e na teoria a mesma quantidade deframes. Mas claro que no console os frames oscilam bem mais do que em uma configuração parruda de um PC.
O Digital Foundry explicou que devidas as inúmeras possibilidade de aplicações de filtros e variações que podem ser feitas no aspecto visual do Project Cars do PC é impossível que a edição dos consoles possam competir com isso, mas o resultado no PS4 é muto bom com um baixo nível de serrilhado e efeitos de iluminação convincentes. A placa de vídeo utilizada na versão de PC doProject Cars durante os testes foi a GTX 780 Ti
Mas chega de delongas, confira abaixo o comparativo do Project Cars do PS4 x PC:
OBS: Para uma experiência mais fiel com o que foi gravado pela Digital Foundry não se esqueça de habilitar a resolução 1080p60 nas configurações de qualidade do vídeo.
Para completar a experiência é válido também deixarmos aqui os vídeos que demonstram o Project Cars do PS4 contra do Xbox One em um teste de stress para calcular a quantidade de frames nos dois consoles, deixando claro que os 60 frames prometidos foram alcançados mas as quedas são brutais durante os testes, principalmente em situações de mudança de clima.