A operadora Oi desmente fake news espalhadas por concorrentes sobre sua suposta falência. A concorrência existente no mercado corporativo (em qualquer segmento) é extremamente acirrada. Espera-se que seja assim mesmo. Mas às vezes as empresas ultrapassam uma linha tênue e acabam apelando para a deslealdade. Foi o que aconteceu com a operadora Oi.
Suas concorrentes diretas, em uma tentativa de descredibilizar a companhia, espalhou uma série de informações falsas para fazer com que os clientes da Oi trocassem de operadora. Devido a isso, a Oi recentemente enviou um comunicado aos seus clientes, desmentindo as alegações feitas por empresas concorrentes de que estaria falida e que seria obrigatório para os clientes migrarem para outra operadora. Nos próximos parágrafos eu explico melhor essa história.
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Essas alegações, que a Oi categorizou como “fake news”, foram disseminadas por pessoas mal-intencionadas que abordaram os clientes da Oi com a falsa informação de que a empresa estava falida. A Oi chamou essa tática de “golpe da migração obrigatória“. No entanto, a empresa foi rápida em esclarecer que essas alegações são totalmente falsas.
É importante lembrar que a Oi Móvel, o serviço de telefonia móvel da Oi, realmente encerrou suas operações em 2022. As operadoras Claro, TIM e Vivo adquiriram a base de clientes e a infraestrutura da Oi Móvel em uma negociação bilionária. No entanto, isso não tem nada a ver com a empresa Oi remanescente, que continua a operar normalmente.
A Oi atual, também conhecida como Nova Oi, continua a fornecer serviços de telefonia fixa e internet banda larga, especialmente via fibra óptica Atualmente, a empresa conecta 4 milhões de residências, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita do serviço Oi Fibra atingiu R$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre de 2023.
A fibra óptica representa 83% dos acessos de internet fixa da Nova Oi, enquanto os 17% restantes são de cabo metálico, uma tecnologia mais antiga que está sendo gradualmente substituída pela fibra. Com esses números, a Oi Fibra detém 10,9% do mercado de banda larga fixa. Ou seja, podemos dizer que é um negócio sólido e em expansão.
Esclarecimento às fake news
Em resposta às fake news, a Oi reafirmou seu compromisso com seus clientes, desmentindo as alegações feitas por empresas concorrentes de que estaria falida e declarando que eles são sua “maior prioridade” e que os serviços não serão interrompidos. A empresa continua a realizar suas atividades comerciais, operacionais e administrativas, além das vendas de serviços e produtos em todos os seus canais de distribuição e atendimento.
No e-mail de esclarecimento a Oi explica o seguinte:
“A Oi abriu mão de sua operação de telefonia móvel pra concentrar esforços na Oi Fibra. Hoje somos um time 100% focado em oferecer a melhor fibra ótica do Brasil. Vamos manter sua conexão de banda larga com a mesma qualidade. Não precisa se preocupar.
Trabalhamos dia e noite para que você tenha mais velocidade e estabilidade na sua conexão. Somos líderes em 15 estados e temos os clientes mais satisfeitos do Brasil, segundo pesquisa da Anatel. Tudo isso reforça nosso compromisso de entregar a melhor experiência digital pra você e sua família.”
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