O lançamento do PlayStation 5 Pro, que acontecerá no próximo dia 7 de novembro de 2024, promete trazer uma melhoria significativa no desempenho gráfico para os consoles, e o foco das discussões recentes está no seu upscaler PSSR (PlayStation Super Resolution) com inteligência artificial.
Com isso em mente, o pessoal da Digitral Foundry comparou esse recurso com as tecnologias de upscaling da AMD e da NVIDIA, sendo elas o FSR 3.1 e o DLSS, respectivamente, e o resultado mostra que embora o PSSR já demonstre vantagens em certas áreas, ainda há espaço para melhorias em relação ao DLSS da NVIDIA, que está mais amadurecido.
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PSSR x FSR 3.1: vantagens claras para a Sony
A Digital Foundry recentemente realizou uma análise comparativa entre os três upscalers com base no jogo Ratchet & Clank: Rift Apart, utilizando configurações de qualidade aproximadas para cada tecnologia.
A comparação destacou que o upscaler PSSR do PlayStation 5 Pro supera o AMD FSR 3.1 em termos de suavização de detalhes revelados recentemente e na qualidade visual durante o movimento. Isso se traduz em uma experiência mais suave e visualmente agradável no console da Sony, especialmente em jogos que exigem muito do processamento gráfico.
Mesmo levando em conta que as implementações de Dynamic Resolution Scaling nas versões de PC e console de Ratchet & Clank: Rift Apart são diferentes, o teste inicial indica que a tecnologia de upscaling da Sony tem um desempenho notável, especialmente em termos de anti-aliasing, garantindo assim uma vantagem em relação à solução da AMD.
PSSR x DLSS: desafios a serem superados
Porém, quando comparado ao NVIDIA DLSS, o PSSR ainda enfrenta alguns desafios. O upscaler da Sony retorna uma imagem mais suave, enquanto o DLSS da NVIDIA é capaz de resolver melhor a geometria, com menos serrilhado em determinadas situações.
Nesse caso é interessante lembrar que o DLSS já passou por anos de aperfeiçoamento, sendo lançado em 2018 e recebendo várias atualizações desde então. Já o PSSR está apenas em sua primeira versão, o que sugere que ainda existe um longo caminho de otimizações pela frente.
E ainda assim, há um aspecto em que o PSSR se destaca em relação ao DLSS: os reflexos gerados por ray tracing. No jogo Ratchet & Clank: Rift Apart, o PSSR oferece maior estabilidade de imagem ao lidar com reflexos traçados por raios, algo que pode ser atribuído ao uso de um padrão de amostragem personalizado pela desenvolvedora Insomniac para o PlayStation 5.
Além disso, em configurações de qualidade mais baixas, o PSSR da Sony consegue mesclar o efeito checkerboard de forma mais eficaz, produzindo uma imagem de maior resolução, enquanto o DLSS exibe artefatos visuais.
O teste final do PSSR ainda está por vir
A qualidade do upscaler PSSR em Ratchet & Clank: Rift Apart é promissora, especialmente considerando a alta resolução interna do jogo. Porém, como a Digital Foundry aponta, o verdadeiro desafio será em jogos que utilizam uma resolução interna mais baixa, como Alan Wake 2, que roda a 864p no PlayStation 5.
Nesses casos, o PSSR ai precisar mostrar que pode manter a qualidade visual e o desempenho mesmo em condições mais exigentes.
Lançamento do PlayStation 5 Pro e o potencial do PSSR
Com o PlayStation 5 Pro chegando em breve ao mercado, não demorará para que os jogadores possam experimentar o que o novo upscaler PSSR tem a oferecer. O sistema já promete entregar uma melhoria significativa na qualidade visual e no desempenho gráfico em jogos que suportam ray tracing e alta resolução, além de competir diretamente com as soluções de upscaling de outras plataformas.
A competição entre PSSR, AMD FSR e NVIDIA DLSS deve se intensificar à medida que mais jogos forem lançados para a nova versão do PlayStation 5, e o PSSR certamente evoluirá com o tempo. Embora ainda haja áreas em que a NVIDIA se mantém à frente, a Sony mostrou que está comprometida em oferecer uma experiência de jogo mais imersiva e visualmente impressionante para seus usuários. Parece que teremos uma corrida interessante no futuro.
Fonte: wccftech
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