A gigante do e-commerce, Amazon, está dando um passo ousado em direção ao futuro. A companhia está implementando inteligência artificial (IA) para aprimorar a velocidade e eficiência de suas entregas. A empresa está utilizando a IA para minimizar a distância entre os produtos e os clientes, otimizando assim a logística de entrega.
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Planejamento de rotas e melhor distribuição do inventário
A Amazon está utilizando a IA para otimizar seu inventário, com o objetivo de reduzir a distância entre os produtos e os clientes. Stefano Perego, vice-presidente de atendimento ao cliente e serviços globais de operações para a América do Norte e Europa na Amazon, destacou a complexidade do problema de decidir onde colocar cada unidade de inventário para reduzir a distância e aumentar a velocidade de entrega.
Normalmente, quando acessamos a Amazon e escolhemos o produto que queremos comprar, não nos preocupamos com toda a logística envolvida. Além de fazer o produto sair do estoque até a sua casa, a empresa precisa saber distribuir bem o seu inventário através dos centros de distribuição. Isso ajuda a economizar tempo na hora de separar os produtos escolhidos pelos clientes.
A IA também está sendo utilizada para melhorar o transporte, através do mapeamento e planejamento de rotas, considerando fatores como condições climáticas. Além disso, a IA está ajudando os clientes a encontrar os produtos desejados ao pesquisar na Amazon.
Estratégia de “regionalização”
A Amazon está priorizando uma iniciativa de ‘regionalização’, que visa entregar produtos aos clientes a partir de armazéns próximos, em vez de locais distantes. A IA desempenha um papel crucial na realização desse objetivo, analisando dados e padrões para antecipar a demanda do produto e determinar o posicionamento ideal do inventário.
Essa estratégia tem sido bem-sucedida, com mais de 74% dos pedidos de clientes nos Estados Unidos sendo atendidos a partir de centros de distribuição próximos. A implementação da IA na logística da Amazon é um passo significativo para a empresa, facilitando as entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, semelhante ao seu serviço de assinatura Prime.
A Amazon também anunciou recentemente o lançamento do Bedrock, um modelo de inteligência artificial que permitirá aos usuários do Amazon Web Services construir IA generativa a partir de modelos fundamentais. Isso mostra o compromisso da empresa em integrar a IA em várias áreas de suas operações.
A implementação da IA na logística da Amazon é um exemplo de como a tecnologia está sendo usada para melhorar a eficiência e a velocidade das entregas. Com a IA desempenhando um papel cada vez mais importante na indústria do e-commerce, é provável que vejamos mais inovações como essa no futuro.
Fonte: Exame
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