A Aoostar lançou uma docking station que permite conectar uma placa de vídeo de maneira externa a um notebook ou mini-PC. Soluções como essa visam permitir que dispositivos que, originalmente, contam com um chip gráfico de baixa performance, ou que não permitem upgrades (caso de soluções embarcadas) possam utilizar uma placa de vídeo de desktop, conectada diretamente ao dock. Além do suporte as interfaces de alta velocidade, OCuLink e Lenovo TGX, esse novo dock da Aoostar chama atenção por já vir com uma fonte de alimentação integrada.
Batizado de A01, esse novo dock mede 22,5 x 11 x 6 cm e 1,6 kg. Não há slots USB adicionais ou SSD M.2. O fabricante focou apenas na capacidade de conectar aceleradores gráficos. Aoostar AG01 suporta interface OCuLink com velocidade de até 64 Gbps para eGPU, além de também ser compatível com Lenovo TGX.
Graças ao suporte ao OCuLink, o dock pode lidar com placas de vídeo topo de linha sem problemas. Para efeito de comparação, o Thunderbolt 4, usado em muitos docks como esse, oferece uma largura de banda de 32 Gbps.
A fonte de alimentação integrada é de 400 W e foi projetada para conectar placas de vídeo com TDP de até 250 W.
Preço e disponibilidade
O Aoostar A01 já está disponível no mercado internacional por US$ 149.