A indústria de placas gráficas está sempre em evolução. E as diversas montadoras de placas de vídeo estão sempre em busca de inovações para se destacarem nesse concorrido mercado.
A bola da vez é a Colorful que acaba de lançar a iGame GeForce RTX 4070 Ultra Z OC. Esta placa se destaca por sua estética branca com detalhes em rosa, mas também traz uma característica que tem chamado a atenção: um conector de energia oculto. Vem comigo que eu te conto mais detalhes!
Leia também
Rumor: GeForce RTX 5090 pode vir com memória GDDR7, interface de 512 bits e GPU de 3 nanômetros
ASUS revela diversos componentes inspirados em Evangelion
Cabo de alimentação oculto
Diferentemente das placas convencionais que apresentam o conector de energia em uma posição lateral, a Colorful optou por um design que esconde o conector sob o backplate. Isso significa que, ao olhar para a placa, o conector de energia fica imperceptível, proporcionando uma estética mais limpa e organizada para o seu setup.
Uma das vantagens desse design é que o backplate é fixado por ímãs. Isso não só facilita a conexão do cabo de alimentação, mas também oculta completamente o conector, tornando-o invisível no setup.
A ideia por trás desse design é claramente proporcionar uma estética mais limpa e organizada, especialmente para aqueles entusiastas que valorizam a aparência de seus sistemas.
Não corre riscos do cabo derreter?
No entanto, é importante destacar que essa solução pode não ser adequada para todos os sistemas. A compatibilidade dependerá do design da placa-mãe e do espaço disponível no gabinete.
Além disso, havia preocupações iniciais sobre o risco de derretimento do cabo devido à sua proximidade com o dissipador de calor. No entanto, a Colorful abordou essa questão utilizando um conector de 8 pinos mais simples, minimizando potenciais riscos.
Em termos de especificações, a iGame GeForce RTX 4070 Ultra Z OC da Colorful mantém o boost clock de 2.475 MHz, que é padrão para o modelo de referência. Além disso, a placa vem equipada com três saídas DisplayPort 1.4a e uma porta HDMI 2.1.
Por enquanto, esta placa de vídeo está sendo vendida apenas na China pelo preço equivalente a R$ 4 mil. Não há informações se a Colorful pretende lançar esse modelo em outros mercados, como no Brasil.
Fontes: VideoCardZ e Tom’s Hardware
Deixe seu comentário