Após o recurso de dispositivos múltiplos do WhatsApp, a versão web do aplicativo de mensagens instantâneas ganhou a extensão Code Verify para reforçar as camadas de segurança dessa versão.
Desde a última quinta-feira (10), os engenheiros do Meta, liderados por Richard Hansen e pelo brasileiro Vicente Silveira, anunciaram que a extensão Code Verify já estava disponível.
A extensão para navegadores é de código aberto e verifica automaticamente a autenticidade do código do WhatsApp Web que aparece no browser.
Portanto, o Code Verify (Verificador de Códigos) confirma se o seu código do WhatsApp Web não está adulterado “e a extensão garante que você receba a mesma experiência que todos os outros usuários”.
Ao contrário do aplicativo para smartphones, os servidores fornecem o WhatsApp Web diretamente ao usuário, sem um recurso terceirizado avaliando o código de autentificação.
O Meta afirma haver mais riscos de segurança em navegadores que não existem em aplicativos mobile, por exemplo, as extensões. (Ironicamente, Code Verify é uma extensão para navegadores)
Além disso, o ecossistema de apps mobile foi surgiu após a web, portanto, com garantias de segurança mais fortes.
Code Verify
De acordo com o Meta, a extensão Code Verify, — desenvolvida em parceria com a Cloudflare —, é para trazer o mesmo nível de segurança do aplicativo mobile para o WhatsApp Web.
Leia também: 9 extensões para usar com o WhatsApp Web
A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura e segurança da web, escolhida pelo Meta “para desenvolver um processo de verificação terceirizado, transparente e independente”.
O Meta (Facebook) forneceu à Cloudflare o código JavaScript contendo fonte hash criptográfica do ponto de verdade (SPOT) do WhatsApp Web.
Assim, quando alguém utilizar o Code Verify, a extensão compara automaticamente o código do WhatsApp Web com a versão verificada pelo WhatsApp e publicada na Cloudflare.
![Code Verify é a extensão que reforça a segurança do WhatsApp Web 2 Code Verify WhatsApp Web](https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/static/wp/2022/03/16/code-verify-funcionamento-300x247.webp)
No entanto, caso haja alguma inconsistência, a extensão irá notificar o usuário. Ou seja, o Code Verify detecta automaticamente arquivos adulterados também é atualizado junto do código para o WhatsApp Web.
Como usar a extensão Code Verify no WhatsApp Web?
A extensão Code Verify está disponível nas lojas de extensão do Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox.
Após a instalação, a extensão funcionará automaticamente quando o usuário abrir o WhatsApp Web. Aliás, a extensão agirá como um sistema de alerta em tempo real em relação ao código fornecido na versão do app para navegador.
Se o ícone da extensão estiver verde, significa, então, que o código do WhatsApp Web é totalmente válido.
Se o ícone estiver na cor laranja, é necessário atualizar a página ou há a interferência de outra extensão no Code Verify. Neste caso, em contrapartida, a extensão irá recomendar que o usuário pause as outras extensões no navegador.
Por último, caso esteja na cor vermelha, significa haver um possível problema de segurança com código do WhatsApp Web.
![Code Verify é a extensão que reforça a segurança do WhatsApp Web 3 Code Verify WhatsApp Web](https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/static/wp/2022/03/16/validacao-code-verify-300x169.webp)
O Meta afirmou que o Code Verify é uma extensão que não coleta dados, metadados, ou dados de usuário, e não compartilha nenhuma informação com o WhatsApp.
Clique para fazer download da extensão para os navegadores abaixo: