A Cisco anunciou a 11ª edição do Programa CiberEducação Brasil, iniciativa que já capacitou milhares de profissionais em segurança digital e se consolidou como uma das principais portas de entrada para quem deseja atuar na área. As inscrições estão abertas e gratuitas, com prazo para conclusão da primeira fase, a Maratona CiberEducação, até 21 de setembro.
Uma edição especial com novidades
Este ano, o programa celebra um marco histórico: 1 milhão de alunos formados pelo Cisco Networking Academy no Brasil. Para marcar a ocasião, foi incluído um novo curso, “Gerenciamento de Ameaças Cibernéticas”, além de um sistema de reconhecimento para instituições que mais formarem mulheres, estimulando maior diversidade no setor.
As academias parceiras e redes estaduais de ensino que mais se destacarem também receberão premiações.
Como funciona o programa
O CiberEducação é totalmente online e dividido em três fases:
-
Maratona CiberEducação – primeira etapa aberta a todos os inscritos.
-
Bolsas de estudo – 1.500 vagas gratuitas para formação profissionalizante.
-
Empregabilidade – acesso a oportunidades de estágio e vagas em empresas parceiras da Cisco.
Desde 2020, mais de 8 mil profissionais já foram capacitados pelo projeto.
Crescimento da demanda em cibersegurança
A necessidade de profissionais na área cresce em ritmo acelerado. Segundo o relatório Global Digital Trust Insights 2025, da PwC, 65% dos executivos de tecnologia no Brasil apontam o risco cibernético como o principal desafio a ser enfrentado, contra 46% dos executivos de negócios.
Outro levantamento, da Deloitte, indica que 57% das empresas no mundo devem aumentar os investimentos em segurança digital até 2027, reforçando que a área é estratégica para o futuro das organizações.
Impacto e visão da Cisco
Para Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil, a iniciativa é uma ponte direta entre o mercado e a formação de talentos:
“Essa é uma área muito promissora e que só tende a crescer nos próximos anos. A procura por profissionais qualificados em segurança digital tem sido um propulsor da nossa iniciativa, que já formou mais de 8 mil talentos em dez edições.”
O CiberEducação faz parte do programa Brasil Digital e Inclusivo, da Cisco, e já impactou mais de 280 mil brasileiros.
Como se inscrever
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do Programa CiberEducação. Para avançar no processo, é necessário concluir a maratona até 21 de setembro.