Cientistas da Universidade de Columbia e do Centro de Genova de Nova York, conseguiram um feito impressionante: armazenar 215 Petabytes de dados em um grama de DNA. Dentre esses 215 Petabytes estão arquivos como vídeos e até sistema operacional.
Tal feito foi alcançado graças a um algoritmo chamado de DNA Fountain. Usando algumas técnicas de compressão, os cientistas conseguiram armazenar 1,6 bit em cada nucleotídeo, bem próximo do potencial teórico de 1,8 bit. O DNA é capaz de armazenar as informações por milhares de anos.
Além do armazenamento, foi possível acessar as informações. Os Cientistas consideram o DNA como um meio de armazenamento de dados, já que eles tem algumas propriedades para tal função. Até a Microsoft está investigando como o DNA pode ser uma solução de armazenamento para lidar com grande quantidade de dados.
Porém nem tudo são flores, o custo desta técnica armazenamento por DNA é altíssimo, na casa dos milhões de dólares, porém é interessante observar o que a biotecnologia está reservando para o futuro.
Fonte(s): Science