Clientes do Banco Itaú sofreram uma nova tentativa de golpe. Com o objetivo de roubar dados bancários, cibercriminosos enviaram e-mail para usuários mencionando que havia uma fatura de cartão de crédito em atraso.
Para ter acesso ao documento, os clientes eram direcionados a uma URL falsa, com questionário para preenchimento de informações pessoais, como CPF, número do cartão de crédito e senhas. As páginas fraudulentas foram encaminhadas, visando fazer vítimas no Brasil e Argentina, informa a empresa de segurança ESET.
Esse é mais um caso de Phishigng, tentativa de golpe que vem se modernizando, com páginas cada vez mais parecidas com as originais. Segundo levantamento da Kaspersky, o Brasil é o país mais atacado por Phishing na América Latina, seguido pelo Equador.
A ESET explica que, após inserir as informações solicitadas, a vítima é direcionada ao site oficial do banco Itaú para solicitar a fatura digital e, de certa forma, ser distraído.
A companhia lista as seguintes dicas para reduzir as chances de cair neste tipo de golpe:
- Verifique se o site visitado é realmente o oficial e não uma versão falsa.
- Verifique se o site conta com um certificado de segurança válido e se está assinado pela empresa que afirma ser.
- Evite compartilhar informações pessoais ou financeiras caso não tenha certeza de que se trata do site oficial.
- Não clique em links ou baixe anexos contidos em e-mails, mensagens de redes sociais, chats de WhatsApp ou Telegram, ou SMS de remetentes suspeitos ou desconhecidos.
- Conte com um software de segurança para proteger seu computador contra malwares e outras ameaças.
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