Google lança versão especial do Chromium com suporte a Dart

No final do ano passado o Google apresentou a Dart: uma nova linguagem de programação para a web. Ela tenta ser melhor que o Javascript, prometendo facilidades técnicas e melhor desmpenho.

O ideal para sua execução é dentro de uma máquina virtual que poderá ser embutida nos navegadores. Para os casos em que a máquina virtual não estiver presente dá para usar um código recompilado para Javascript, rodando na maioria dos navegadores atuais em troca da perda de desempenho.

Nesta semana o Google lançou uma compilação de testes do Chromium com o interpretador Dart embutido, chamando-o de “Dartium”. Disponível por enquanto apenas para Mac e Linux, o Dartium serve como um preview para desenvolvedores e curiosos do ramo. Ele não deve ser usado como navegador padrão, e o executável expira depois de alguns dias – sendo necessário baixá-lo novamente.

Os interessados podem aprender sobre a linguagem no https://www.dartlang.org/. A missão de substituir o Javascript não será simples, mas o Google sempre se arrisca nesses ramos de “novas linguagens”. Para navegadores ainda há o Native Client, que promete mais desempenho ainda, e para uso geral a linguagem Go. Se um dia elas serão populares ou não é outra questão, mas só dá para saber mesmo testando, sempre buscando algo melhor do que o que temos. Se não fosse assim ainda estaríamos tendo a mesma experiência da web dos anos 90.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!