Chips Intel de 13ª e 14ª geração estão apresentando problemas em benchmark oficial de Black Myth: Wukong

Chips Intel de 13ª e 14ª geração estão apresentando problemas em benchmark oficial de Black Myth: Wukong

Dia 20 de agosto será lançado o RPG Black Myth: Wukong, e o estudío chinês Game Science liberou há alguns dias uma ferramenta de benchmark que dá oportunidade para os gamers avaliarem quão bem o PC irá lidar com o título.

Alguns relatos que já circulam pela internet mostram que algumas unidades de processadores da Intel de 13ª e 14ª geração estão apresentando problemas ao tentar executar a ferramenta. Travamento no estágio de compilação dos shaders. Ou seja, o benchmark nem é aberto.

A página oficial do game chega a mencionar esse caso de instabilidade com chips da Intel.

“Alguns jogadores relataram que certas CPUs Intel de 13ª/14ª geração podem ter problemas de estabilidade que podem causar erros de “Memória de vídeo insuficiente” durante a compilação do shader. Aqui estão dois métodos que você pode tentar para resolver isso:

(1) Underclock da sua CPU: Verifique se há conselhos da Intel ou do fabricante da sua placa-mãe sobre problemas de estabilidade. Pode ser necessário fazer underclock da sua CPU. ( Clique aqui para obter a ferramenta oficial. )

(2) Pular compilação de shader: Você também pode escolher pular compilação de shader, mas sem underclocking, não podemos garantir que a ferramenta de benchmark funcionará sem problemas. Dispositivos que travam durante a compilação de shader também podem travar aleatoriamente durante o jogo ou ao usar a ferramenta de benchmark”

Portanto, a sugestão oficial passa por uma redução no clock de operação do chip. Entre os chips que estão apresentando instabilidade com a ferramenta são citados em alguns relatos o Core i7-13700K/KF e Core i7-14700K/KF. 

Intel e a instabilidade dos chips de 13ª e 14ª geração

Alguns fabricantes de placas-mãe já começaram a lançar atualizações de microcódigo para prevenir que chips de 13ª e 14ª geração que estejam funcionando perfeitamente enfrentem problemas de instabilidade. Vale recordar que o update não corrige o problema em chips que já enfrentam danos de desempenho.

Processadores com problemas de performance, causado pela tensão elevada de operação do chip devido a um algoritmo de microcódigo que faz solicitações incorretas de tensão para a CPU, terão danos permanentes. Será necessário acionar o RMA para a troca do processador. A Intel também estendeu em 2 anos a garantia de chips de 13ª e 14ª geração que apresentam instabilidade.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X