Há algum tempo circulam rumores indicando que as novas placas da NVIDIA da linha GeForce, a família RTX 50, utilizarão chips de memória baseados na tecnologia GDDR7. A RTX 5090, por exemplo, deve ser equipada com 32 GB de GDDR7, enquanto a RTX 5080 contará com 16 GB e a RTX 5070 com 12 GB. Mas quem será a fornecedora desses chips? Segundo informações que circulam na Coreia, a Samsung será a empresa responsável por essa parte crucial do hardware.
Samsung será a fornecedora dos chips GDDR7 das RTX 50
A Samsung é uma antiga parceira da NVIDIA e estará novamente ao lado da gigante das placas GeForce, desta vez como a responsável pelo fornecimento dos chips DRAM que equiparão as placas da linha RTX 50. Nas duas séries anteriores, RTX 40 e RTX 30, a fornecedora foi a Micron, que, junto com Samsung e SK Hynix, forma o trio principal de fabricantes de chips para o mercado de VGAs, atendendo tanto à NVIDIA quanto à AMD.
A NVIDIA deve utilizar dies de de 28 Gbps e 32 Gbps em suas novas placas. De acordo com o site coreano Greened.kr, a NVIDIA optou pela Samsung devido à qualidade comprovada dos chips nos rigorosos testes de verificação e validação. Desde o ano passado, a NVIDIA vem trabalhando nos testes das amostras de chips enviados pela Samsung.
Quando as placas RTX 50 serão lançadas?
A expectativa é que a NVIDIA apresente as primeiras opções da linha RTX 50, baseadas na arquitetura Blackwell, durante a CES 2025, que acontecerá em janeiro. Inicialmente, a previsão é de lançamento de três modelos: RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070.
Com essas novidades, o mercado aguarda ansiosamente para ver o impacto da nova geração de placas GeForce tanto em termos de desempenho quanto de avanços tecnológicos.
Deixe seu comentário