A fabricante Chinesa Moore Threads anunciou uma nova opção de placa de vídeo. Batizada de MTT S50, o novo modelo vem para integrar o portfólio da companhia que já conta com opções como a MTT S80 e a S70. O novo modelo visa atender a faixa intermediária, dentre as opções disponíveis pela Moore Threads.
A nova placa não é tão nova assim
A MTT S50 foi revelada lá em 2022, durante um evento que rolou na China. A empresa chegou a demonstrar a placa rodando League of Legends em 1080p. A versão final do produto acabou recebendo um downgrade. Ao invés da interface PCIe 4.0, a VGA sai de fábrica com PCIe 3.0 e o TDP recebeu um acréscimo de 5W.
Baseado em uma GPU da arquitetura MUSA, equipado com 2.048 unidades de computação, a placa traz 8 GB de memória GDDR6, que opera com um barramento de 128-bit. Comparativamente, a GPU desse modelo conta com metade do número de unidades computacionais do modelo MTT S80, opção topo da linha da Moore Threads.
A MTT S50 promete 5,2 TFLOPs de poder computacional FP32, e 20,8 TOPS de desempenho INT8, métrica que tem relação com o desempenho ao lidar com tarefas de IA. O consumo de energia da placa de vídeo é de 85 W, e a interface é a PCIe 3.0 x16. A nova opção da Moore Threads também suporta suporta codificação e decodificação de vídeo por hardware nos formatos H.264/H.265 e AV1. Além da compatibilidade com uma série de plataformas de IA, incluindo DBNet, CRNN, Yolo, Restnet50/101, PyTorch, TensorFlow.
As sáidas de vídeo incluem 1x HDMI 2.0 e 1x DisplayPort 1.4. A placa mede 264.4mm × 126.6mm.
Problema com drivers segue como um obstáculo
As placas da Moore Threads tem enfrentando um grande problema em relação à otimização de drivers, a empresa vem trabalhando duramente na questão da otimização, mas o resultado ainda tem feito com que até mesmo sua opção mais parruda, a MTT S80, fique bem atrás até mesmo de opções muito antigas, como a GTX 1050 Ti.
Num teste publicado no ano passado no site PC Watch, a placa conseguiu alcançar apenas 35 FPs em Rainbow Six Siege contra 165,5 FPS na opção da NVIDIA. Lembrando que o consumo do modelo da Moore Threads também é mais elevado: TGP de 255W na MTT S80 e 75W na GTX 1050 Ti.
Preço e disponibilidade
A Moore Threads não revelou o preço sugerido para a MTT S50, já que a nova placa está disponível somente para alguns clientes corporativos. A sua chegada ao varejo ainda não foi confirmada. Com essa nova opção, a empresa promete atender o mercado interno chinês.
Deixe seu comentário