A Analytics India Magazine, uma companhia especializada em análise e inteligência de mercado, sugere que a OpenAI possa enfrentar falência em 2024 devido ao ChatGPT. O chatbot, uma criação da empresa liderada por Sam Altman, tem um custo diário de manutenção de US$ 700 mil (equivalente a R$ 3,40 milhões).
Mesmo se esse valor fosse mensal, ainda assim seria uma quantia significativa para qualquer empresa. Agora imagine você ter que arcar com esse custo diariamente. No entanto, parece que os esforços para gerar receita com a plataforma ainda não resultaram em um equilíbrio financeiro.
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OpenAi está perdendo usuários e tendo dificuldade de monetizar o ChatGPT
Embora o ChatGPT tenha sido o primeiro chatbot de inteligência artificial a ganhar notoriedade, em novembro de 2022, ele ainda não se tornou uma fonte de lucro para a OpenAI, conforme indicado no relatório.
A responsabilidade por essa instabilidade financeira pode ser atribuída, em parte, à acessibilidade das APIs do ChatGPT. Essa funcionalidade permite que os desenvolvedores construam suas próprias ferramentas de IA usando a infraestrutura e todo o conhecimento do ChatGPT. No entanto, essas empresas não têm a obrigação de compartilhar parte dos lucros com a OpenAI.
Ainda segundo o relatório, isso levou a uma “canibalização” de produtos que, por sua vez, levou a uma diminuição no número de acessos ao ChatGPT. Desde maio, o site tem registrado uma queda constante nas visitas, de acordo com informações da SimilarWeb, uma empresa especializada em análise de tráfego.
Ou seja, a OpenAI ganha dinheiro através das APIs do ChatGPT mas, em contrapartida, vê aumentando o número de chatbots e ferramentas baseadas em inteligência artificial para os mais diversos fins. Com isso, menos pessoas optam por usar o ChatGPT, migrando para as mais recentes soluções em IA.
Microsoft é uma das principais investidoras da OpenAI
Como uma empresa de capital fechado, a OpenAI recebe investimentos de grandes corporações, como a Microsoft, e não é obrigada a divulgar seus dados financeiros ao público. Portanto, todas as informações sobre a instabilidade financeira são conjecturais e fundamentadas em interpretações do mercado.
Atualmente, além da comercialização das APIs, a OpenAI ganha dinheiro através das assinaturas do ChatGPT Plus. Ela custa US$ 20 por mês e permite aos assinantes usar o mais avançado modelo de linguagem da empresa, o GPT-4. Além disso, os assinantes têm acesso a uma série de funcionalidades exclusivas, tais como os plugins, instruções personalizadas e funções avançadas como o Code Interpreter.
Porém, essas fontes de receita parecem ainda não ser suficientes para equilibrar as contas da OpenAI. Tudo indica que a companhia ainda se mantém por conta do investimento massivo da Microsoft, que injetou mais de US$ 10 bilhões na empresa fundada por Sam Altman.
Mercado de inteligência artificial está cada vez mais concorrido
Uma possível solução para manter a empresa em operação seria abrir o capital. Ainda que não se saiba a opinião dos executivos da OpenAI sobre essa alternativa, se implementada, os parceiros atuais poderiam aproveitar a oportunidade para adquirir uma parcela significativa da empresa.
No competitivo mercado de inteligência artificial, a OpenAI não figura entre as líderes. Gigantes como Google e Meta possuem uma base de usuários mais sólida do que a companhia de Sam Altman. Isso elimina a pressão para monetizar chatbots de IA de maneira tão intensa, uma vez que elas ganham muito dinheiro em outras frentes.
No momento, o Bard, chatbot de inteligência artificial do Google, está em fase de testes e deve ser expandido e aprimorado dentro dos próximos meses. A Meta, por sua vez, ainda não lançou ferramentas de IA como produtos finais, mas está explorando o campo com pesquisas e projetos ambiciosos.
Recentemente, a companhia de Mark Zuckerberg lançou o modelo Llama 2. Essa LLM é tão poderosa quanto o ChatGPT, mas é de código aberto e pode ser usada por qualquer empresa, instituição ou universidade. Isso também está contribuindo para que a OpenAI perca usuários no longo prazo.
Fonte: Analytics India Mag
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