CES 2025: Hyperkin apresenta controla para Xbox que se parece com o DualSense do PS5

A CES 2025 trouxe diversas inovações para o mundo dos games, mas um dos destaques inusitados veio da Hyperkin, que revelou um novo controle para Xbox chamado “The Competitor”.

O que mais chama atenção no periférico é seu design, que visualmente lembra bastante o DualSense do PS5, trazendo uma proposta interessante para jogadores que sempre preferiram a ergonomia e estética do controle da Sony, mas que jogam no ecossistema da Microsoft.

Leia também:

CES 2025: Novo JBL Tour One M3 usa transmissor para conexão sem fio com dispositivos sem bluetooth
CES 2025: este mini robô em formato de gato resfria bebidas com sopro

Um controle de Xbox com visual familiar

Hyperkin

Hyperkin é conhecida por seus periféricos voltados para consoles, mas com “The Competitor”, a empresa parece ter mirado diretamente nos usuários que gostam do estilo e design do DualSense.

Isso porque o novo controle traz algumas semelhanças visuais com o da Sony, como por exemplo a disposição simétrica dos analógicos, uma escolha que difere do padrão assimétrico tradicional dos controles de Xbox.

Mas a semelhança visual vai além disso: o design traz uma combinação de cores branca e preta, d-pad semelhante e botões frontais que se iluminam em verde, que nesse caso é uma clara referência à identidade da Microsoft.

Características e funcionalidades do novo controle da Hyperkin

Apesar do visual inspirado, “The Competitor” é um controle que carrega algumas diferenças importantes em relação ao DualSense. O controle conta com o botão de captura de tela, um elemento característico dos controles do Xbox Series S|X. Além disso, ele vem com os botões adicionais na parte traseira, voltados para a personalização e jogabilidade competitiva.

Além disso, um detalhe importante é que o “The Competitor” é um controle com fio, o que significa que os jogadores precisarão estar conectados diretamente ao console ou PC durante o uso. Isso pode ser visto como uma limitação para aqueles que preferem a liberdade de um controle sem fio, mas também oferece a vantagem de uma conexão estável e sem latência.

Uma das grandes vantagens do novo controle é o uso de analógicos e gatilhos com tecnologia de efeito Hall. Diferente dos controles tradicionais, essa tecnologia usa sensores magnéticos, o que reduz significativamente o risco de drift, um problema comum em controles atuais, incluindo o DualSense e o Joy-Con do Nintendo Switch.

O que o DualSense tem e o The Competitor não tem

Apesar das semelhanças estéticas, “The Competitor” não oferece recursos como feedback háptico e gatilhos adaptativos, dois dos grandes diferenciais do DualSense. Esses elementos são características importantes dos controles da Sony, já que são responsáveis por trazer uma experiência mais imersiva nos jogos, criando sensações táteis variadas de acordo com o que está acontecendo na tela.

Ainda assim, a proposta de trazer uma ergonomia inspirada no controle do PS5 para jogadores do Xbox pode ser suficiente para atrair um público que sente falta dessa configuração.

Disponibilidade e preço

Até o momento, Hyperkin não revelou detalhes sobre o preço ou data de lançamento de “The Competitor”. Considerando lançamentos anteriores da marca, espera-se que o preço fique abaixo de US$ 100 (cerca de R$ 600), um valor competitivo para um periférico de alto desempenho.

Fonte: thegamer

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!