A MSI confirmou em uma conferência online (MSI Premiere 2021 – Tech For The Future) realizada ontem (14) que vai entrar para o mercado de unidades de armazenamento de estado sólido (SSD), baseadas no protocolo NVMe. Atualmente, SSDs NVMe M.2 PCIe são a principal mídia de armazenamento para quem busca altas taxas de leitura e escrita e baixa latência. São SSDs ideais para quem lida tanto com softwares pesados, como os de modelagem 3D, como também jogos.
O foco da MSI neste segmento, amplamente concorrido, será o público gaming. A MSI já tem diversos produtos específicos para este mercado, de placas-mãe a placas de vídeo, periféricos e monitores. A companhia também é conhecida por ser uma das 3 maiores representantes no mercado de notebooks para o público gamer.
O pontapé inicial da MSI no mundo das unidades de estado sólido será uma mídia NVMe M.2 com interface PCI Express 4.0 x4. O SSD utilizará chips de memória Flash NAND TLC (três bits por célula), padrão na grande maioria dos SSDs da atualidade. Diz a MSI que vai redefiniar os SSDs para games.
Outro detalhe é que um radiador estilizado já está pré-aplicado no SSD. Decisão importante, levando em consideração que naturalmente os SSDs NVMe esquentam mais que unidades baseadas em AHCI.
Você também deve ler!
SSD M.2 SATA (AHCI) ou PCIe (NVMe). Qual escolher?
A MSI não tem pressa em divulgar especificações detalhadas das unidades. Sabe-se que as velocidades de leitura sequencial chegam a 7000 MB / s, as velocidades de gravação – 6900 MB / s, e a capacidade máxima do SSD é de 4 TB. O PCB será de 10 camadas e, provavelmente, iluminação RGB estará disponível. Mais detalhes sobre os “SSDs para jogos” da Micro-Star International serão anunciados nas próximas semanas.