Além de confirmar que irá produzir TVs OLED com 48 polegadas, durante a CES 2020 a LG apresentou seu novo lineup de televisores com esse painel. A companhia confirmou 14 modelos de TVs.
As novas TVs mantém praticamente o mesmo design da linha anterior. Em termos de hardware se destacam pela presença do novo processador LG Alpha 9 Gen3 AI que promete melhorar a qualidade do upscalling. Este processador gráfico é utilizado tanto para as TVsUHD quanto para os que são baseadas em um painel com resolução 8K.
A LG explica que a série CX sucede a C9, enquanto a série BX substitui os televisores B9. Também houveram substituições para os modelos da linha Wallpaper da gigante sul-coreana. O modelo LG 65WX sucede a LG 65W9, e mantém a soundbar remota. A já mítica TV enrolável (LG 65R9), que ainda nem chegou ao mercado, também foi substituída por um novo modelo, a LG 65RX.
No campo das TVs 8K, a LG também realizou mudanças. A LG 88Z9 é substituída pela LG 88ZX, ambas com painel de 88 polegadas. A companhia também está apostando no primeiro televisor OLED 8K com painel de 77 polegadas, a LG 77ZX. Os modelos 8K da LG recebem a certificação 8K pela Consumer Technology Association, o que garante que seguem a padronização e o conjunto de especificações definido para essa nova classe de TVs.
Essas TVs também prometem manter um maior compromisso em termos de fidelidade de reprodução da imagem, graças a compatibilidade com o Filmmaker Mode, um modo de cinema padronizado que deve ser adotado por vários fabricantes para facilitar a vida dos usuários, já que eles seguirá a reprodução de cores e iluminação pensadas pelo cineasta.
Evidentemente que a compatibilidade com o Dolby Vision foi mantida, mas a companhia foi além. LG confirmou a compatibilidade de seus televisores com o novo modo Dolby Vision IQ, que – como entendemos – ajusta a imagem de acordo com as condições de luz ambiente medidas por um sensor na televisão. O objetivo é oferecer uma imagem fiel, mesmo em plena luz do dia.
“A visão da LG de oferecer um valor excepcional a seus clientes ganha vida este ano com a nova linha de TVs inspiradas em arte da empresa”, disse o presidente da LG Home Entertainment Company, Park Hyoung-sei. “Além da qualidade de imagem incomparável que as TVs premium da LG oferecem, as novas adições também vêm com as tecnologias avançadas da empresa, melhores em integração com IA e design futurista incomparável, possibilitado pela tecnologia OLED”, completou o executivo.
A TV OLED de 48 polegadas que comentei no início também teve mais detalhes revelados. Este modelo será chamado LG 48CX. É um televisor com resolução UHD 4K e, devido a parceria com a NVIDIA, oferece compatibilidade com a tecnologia de sincronia adaptativa utilizada pelas placas da linha GeForce, o G-Sync. OLED e G-Sync é realmente uma combinação interessante para o público gamer. Vale frisar que os demais modelos OLED anunciados pela LG também oferecem o suporte ao G-Sync.
Preço e disponibilidade
A LG não revelou essas informações.