CES 2017: Intel apresenta o Compute Card, dispositivo que poderá aumentar a vida útil de diversos aparelhos

dv

Modularidade é um termo altamente promissor para os próximos anos da tecnologia, assim como todo o ecossistema da Internet das coisas, muitos fabricantes estão desenvolvendo soluções modulares que prometem entregar uma nova experiência de uso para os usuários, além de permitir que os OEMs consigam entrar em um modelo de negócio bem mais criativo e dinâmico. 

Durante a CES 2017 a Intel, uma das empresas que mais está investindo em soluções inteligentes nos últimos anos, apresentou o Compute Card, que vai muito além de um PC extremamente compacto, na verdade ele é um dispositivo que pode ampliar a vida útil de diversos aparelhos, como disse a Intel, “transforme tudo com um cartão”. Antes de explicar do que isso se trata. Vamos as especificações do Compute Card

O Compute Card conta com o mesmo tamanho de um cartão de crédito (95mm x 55mm x 5mm), e inclui os elementos básicos de um computador: SoC, memória, armazenamento e conectividade sem fio. Os processadores suportados são soluções com TDP de até 65W, como, por exemplo, o Atom, Core M, e até Kaby Lake. 

Agora vamos a explicação de como esse computador poderia estender a vida útil de um dispositivo. A Intel diz que o Compute Card além de um computador é um cérebro que pode ser integrado a outros aparelhos como eletrodomésticos, sistemas de segurança, entre outros. Vamos a um exemplo. Um televisor, por mais moderno que seja, tem uma vida útil, tanto em relação a quanto tempo permanecerá funcionando quanto em relação ao hardware que o acompanha, se você comparar uma SmartTV de alguns anos atrás com uma mais recente irá notar que a velocidade de navegação é bem mais fluída, que o sistema está mais completo, entre outras coisas. Aqueles tradicionais avanços de gerações.

dv 2

A ideia da Intel é que baseado em produtos habilitados para o Compute Card, seja possível adicionar esse computador no dispositivo através de um mecanismo padronizado, para alterar facilmente as capacidades de hardware do aparelho. Isso permitirá que a sua TV, por exemplo, contasse com um ciclo de vida útil maior em relação a determinados pontos do hardware, como o processador. 

A Intel diz que está trabalhando com alguns parceiros (Dell, HP, Lenovo, Sharp, InFocus, DTx, entre outros), para que produtos sejam lançados com a compatibilidade com o Compute Card.

Preço e data de disponibilidade:

O Intel Compute Card estará disponível em meados de 2017. Nenhuma informação em relação ao preço foi comentada. 

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!