O aguardado lançamento de Alan Wake 2 está prestes a acontecer, e a comunidade de jogos está ansiosa para entrar no mundo sombrio e misterioso criado pela Remedy.
Porém, os novos detalhes sobre os requisitos do sistema para o jogo revelam que ele será um dos mais exigentes em termos de hardware, e isso pode pegar alguns jogadores de surpresa.
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Um tweet agora deletado de um funcionário da Remedy trouxe à tona a notícia de que cerca de 23% dos jogadores de PC não conseguirão rodar Alan Wake 2. Mas o que exatamente isso significa?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que esse número não foi declarado explicitamente pelo funcionário da Remedy. A declaração original indicava que apenas as placas de vídeo com suporte a mesh shaders seriam oficialmente suportadas.
Isso significa que as GPUs Nvidia da série 10 e as AMD RX 5000 ou mais antigas não atendem aos requisitos oficiais do jogo.
Confira os requisitos revelados:
Mínimo (baixo)
- Resolução: 1080p
- FPS: 30
- GPU: GeForce RTX 2060 ou Radeon RX 6600
- VRAM: 6 GB
- DLSS/FSR2: Qualidade
- CPU: Intel i5-7600k ou equivalente da AMD
- RAM: 16 GB
Recomendado (Médio 1440p)
- Preset gráfico: Médio
- Resolução: 1440p
- FPS: 30
- GPU: GeForce RTX 3060 ou Radeon RX 6600 XT
- VRAM: 8 GB
- DLSS/FSR2: Balanceado
- CPU: Ryzen 7 3700X ou equivalente da Intel
- RAM: 16 GB
Recomendado (Médio 1080p)
- Preset gráfico: Médio
- Resolução: 1080p
- FPS: 60
- GPU: GeForce RTX 3070 ou Radeon RX 6700XT
- VRAM: 8 GB
- DLSS/FSR2: Desempenho
- CPU: Ryzen 7 3700X ou equivalente da Intel
- RAM: 16 GB
Ultra (Alto 4K)
- Preset gráfico: Alto
- Resolução: 4K
- FPS: 60
- GPU: GeForce RTX 4070 ou Radeon RX 7800 XT
- VRAM: 12 GB
- DLSS/FSR2: Desempenho
- CPU: Ryzen 7 3700X ou equivalente da Intel
- RAM: 16 GB
Requisitos para rodar com Ray Tracing
A Remedy também revelou os requisitos completos para rodar o título com Ray Tracing. O jogo chegará trazendo tecnologias de ponta da Nvidia para traçado de raios, além de DLSS 3.5.
Ray Tracing Baixo (1080p)
- Preset gráfico: Médio, Ray tracing Baixo
- Resolução: 1080p
- FPS: 30
- GPU: GeForce RTX 3070 ou Radeon RX 6800 XT
- VRAM: 8 GB
- DLSS/FSR2: Qualidade
- CPU: Ryzen 3700X ou equivalente da Intel
- RAM: 16 GB
Ray Tracing Médio (1080p)
- Preset gráfico: Médio, Ray tracing Médio, Path tracing on
- Resolução: 1080p
- FPS: 60
- GPU: GeForce RTX 4070
- VRAM: 12 GB
- DLSS/FSR2: Qualidade
- CPU: Ryzen 7 3700X ou equivalente da Intel
- RAM: 16 GB
Ray Tracing Alto (4K)
- Preset gráfico: Alto, Ray tracing Alto, Path tracing on
- Resolução: 4K
- FPS: 60
- GPU: GeForce RTX 4080
- VRAM: 16 GB
- DLSS/FSR2: Desempenho
- CPU: Ryzen 7 3700X ou equivalente da Intel
- RAM: 16 GB
Por que 23% das pessoas não poderão rodar o jogo?
Para entender a extensão desse número, foi realizada uma análise rápida da pesquisa de hardware mais recente do Steam.
Os resultados apontam que aproximadamente 23% a 25% dos participantes estariam com problemas para rodar o jogo, dependendo de se as placas de vídeo integradas são contabilizadas ou não.
Esse número aumenta consideravelmente se considerarmos as placas de vídeo da série GTX 16 da Nvidia, que suportam mesh shaders, mas ainda ficam abaixo dos requisitos mínimos de Alan Wake 2.
O desenvolvedor da Remedy explicou que, embora as placas de vídeo sem suporte a mesh shaders ainda possam rodar o jogo, os jogadores provavelmente enfrentarão um desempenho significativamente inferior.
Para ilustrar isso, eles mencionaram o exemplo de uma RX 5700 XT e uma RX 6600, que apresentam uma grande diferença de desempenho em Alan Wake 2, apesar de serem comparáveis em outros aspectos.
A decisão de focar em suporte estrito a mesh shaders surgiu após a equipe enfrentar “muitos problemas de desempenho e bugs” com outro método, levando à decisão de abandonar oficialmente esse suporte.
Dito isso, se você possui uma placa de vídeo da série 10 da Nvidia ou uma AMD RX 5000 ou mais antiga, os requisitos do sistema já indicavam que a execução do jogo seria difícil, mesmo na resolução mínima.
O jogo exige pelo menos uma RTX 2060 ou RX 6600 para rodar a 1080p com configurações no modo “Low” a 30 quadros por segundo (fps), e isso é com o uso do DLSS da Nvidia ou do FSR 2 da AMD no modo “Quality.”
Alan Wake 2 tem suporte para DLSS 3.5
Outro ponto de controvérsia em relação a Alan Wake 2 é o escalonamento. Parece que o jogo exige que os jogadores ativem o DLSS ou FSR 2. Embora isso ainda não tenha sido confirmado oficialmente, todos os níveis dos requisitos do sistema mencionam algum tipo de escalonamento, variando de “Quality” a “Performance.”
No entanto, essas exigências elevadas de hardware não vêm sem recompensas. Alan Wake 2 está configurado para ser um verdadeiro destaque tecnológico. O jogo suportará o mais recente DLSS 3.5 da Nvidia, incluindo o recurso de reconstrução de raios que vimos em Cyberpunk 2077. Além disso, ele oferecerá suporte ao path tracing, uma forma muito mais exigente de ray tracing que proporciona condições de iluminação extremamente realistas.
Com seu lançamento previsto para 27 de outubro, não teremos que esperar muito para descobrir como Alan Wake 2 se sairá no PC com todos os recursos tecnológicos que está trazendo.
Embora os requisitos de hardware possam ser um obstáculo para alguns jogadores, aqueles que possuem as configurações necessárias podem esperar uma experiência de jogo de tirar o fôlego, com visuais deslumbrantes e tecnologia de ponta. Alan Wake 2 promete ser uma jornada única no mundo dos jogos, e estamos ansiosos para ver como ele se desenrolará.
Fonte: digitaltrends
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