Dado a disponibilidade e variedade de títulos já disponíveis em serviços que rodam games a partir da nuvem, já é perfeitamente possível se desvincular dos jogos que foram feitos visando o mercado mobile.
AAA no bolso
Da mesma maneira como a nuvem possibilita rodar games mais exigentes em termos de hardware em máquinas que não conseguiriam dar conta de maneira nativa, também é possível desfrutar de certos AAA em smartphones. O jornalista Eduardo Marín, do site mexicano Xataka Android, resolveu fazer esse teste. Utilizar por uma semana o celular como um console.
Ele relata em seu post que sempre foi um fã de videogames, cita inclusive o SNES como sua porta de entrada nesse universo. Dado seu apego aos consoles, Marín conta que nunca se viciou realmente em jogos para celular. Dado a correria da semana, em não conseguir ficar exatamente em casa interagindo com console, ele resolveu levar o videogame para o seu dispositivo de bolso, o celular.
Além do celular, ele também utilizou o joystick Backbone One. Acessório que garante uma experiência mais próxima à jogabilidade de um console portátil. E a conexão utilizada foi de 100 Mbps.
Em sua avaliação, jogos via nuvem podem oferecer uma experiência quase perfeita quando o assunto são jogos com campanha solo. Ele cita Control, Alan Wake 2 e a saga Yakuza. “Esses jogos não dependem de uma conexão perfeita, como opções multiplayer é necessário apenas um tempo de resposta aceitável para desfrutar do combate e da história”, destaca o jornalista.
Marín diz que para usar o celular como um console portátil ele aproveitou os benefícios de jogos em nuvem usando o app PlayStation Remote Play, o que permitiu que ele pudesse acessar todo seu catálogo de títulos para o PlayStation 5 via steaming. Em termos de experiência, ele cita que o resultado foi semelhante quando utilizou o app do Xbox em conjunto com uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.
“Na verdade, enquanto o aplicativo PlayStation exige que você tenha um PS5, posso acessar os jogos do Xbox através da nuvem sem precisar ter o console, apenas com a assinatura ativa do Game Pass Ultimate“, afirma.
Os jogos que ele mais gostou de curtir via nuvem foram os seguintes:
- Saga Yakuza;
- Star Wars Jedi Survivor;
- Genshin Impact;
- Fallout 4;
- Persona 3.
Mórin também apontou o que ele achou como negativo nessa experiência de ter o smartphone como plataforma principal de jogos por uma semana.
Ele cita que a questão da latência, e os problemas de conexão, podem prejudicar a experiência. Portanto, jogar dessa maneira não é perfeito, mas ele concluiu que foi satisfatório, e que parece uma experiência futurista, como um vislumbre de uma época em que não precisaremos de um console.
“Não acho que os celulares irão substituir os consoles, no entanto, os smartphones serão uma plataforma cada vez mais importante para o mundos dos jogos, o que resultará em mais títulos AAA em nossos dispositivos de bolso”, finalizou o jornalista.
Você também já rodou games via streaming? Qual foi sua experiência? Comente abaixo.
Deixe seu comentário