A CD Projekt Red, renomada desenvolvedora polonesa de jogos, admitiu recentemente que o lançamento conturbado de Cyberpunk 2077 em dezembro de 2020 comprometeu seriamente sua reputação no mercado. O jogo, que era um dos mais aguardados da década, chegou às lojas repleto de bugs e problemas de desempenho, especialmente nos consoles de geração anterior.
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Desenvolvimento do jogo foi atrapalhado pela pandemia
Michał Nowakowski, co-CEO da empresa, reconheceu em entrevista que a pandemia de COVID-19 teve um impacto devastador no desenvolvimento final do jogo. “O isolamento causado pela Covid veio no pior momento possível“, afirmou Nowakowski, referindo-se aos meses que antecederam o lançamento originalmente previsto para a primavera de 2020.
A mudança repentina para o trabalho remoto dificultou enormemente a comunicação entre as equipes. Nowakowski explicou que, em situações de crise anteriores, era possível reunir todos em uma sala para discutir os problemas. Com o trabalho à distância, reuniões com centenas de pessoas tornaram-se impraticáveis. “Não é ideal, digamos assim“, comentou o executivo sobre as tentativas de usar canais no Slack para facilitar a comunicação.
O lançamento desastroso resultou em uma queda de 30% no valor das ações da empresa em apenas uma semana. Desenvolvedores descreveram esse período como “devastador”, “desesperador” e “de partir o coração”. O próprio Nowakowski classificou como “um dos piores momentos da minha vida“.
Cyberpunk 2077 deu a volta por cima
Nos dias que se seguiram ao lançamento, a liderança da CD Projekt realizou uma série de reuniões de crise em todos os níveis da empresa. “Reconhecemos que o que aconteceu foi um grande, grande desafio e um grande golpe para a empresa“, admitiu Nowakowski. A prioridade inicial não foi financeira, mas sim entender a extensão dos problemas e traçar um plano de recuperação.
Apesar do início turbulento, a história de Cyberpunk 2077 teve uma reviravolta surpreendente. Quatro anos após o lançamento, o jogo e sua aclamada expansão Phantom Liberty venderam dezenas de milhões de cópias. As reclamações sobre desempenho e bugs praticamente desapareceram. O universo do jogo expandiu-se para outras mídias, com o sucesso da série animada Edgerunners na Netflix e o anúncio de uma nova produção live-action.
Marcin Momot, diretor global de comunidade da CD Projekt, descreveu a mudança na percepção pública como “da noite para o dia”. O jogo recentemente atingiu a classificação “Extremamente Positiva” nas avaliações dos usuários na Steam. “Cyberpunk 2077 ressuscitou dos mortos“, resume Momot.
O que contribuiu para o jogo ressurgir?
A recuperação do jogo é resultado de anos de trabalho árduo da equipe de desenvolvimento. A CD Projekt implementou mudanças significativas em sua estrutura organizacional, adotando um sistema “ágil” que divide os desenvolvedores em “pods” multidisciplinares. Essa abordagem permitiu uma colaboração mais eficiente entre as diferentes áreas envolvidas na criação do jogo.
Pawel Sasko, diretor de missões, explicou que cada “pod” inclui profissionais de 22 disciplinas diferentes, desde artistas de ambiente e animadores até especialistas em efeitos visuais e controle de qualidade. Essa nova estrutura foi fundamental para identificar e corrigir os problemas do jogo de forma mais rápida e eficaz.
A experiência com Cyberpunk 2077 deixou lições valiosas para a CD Projekt. Nowakowski enfatizou a importância de aprender com os erros: “Temos que encarar isso e aprender com isso. Se não o fizéssemos, não acho que haveria um lugar para nós como empresa no futuro“.
Embora o ceticismo em relação aos futuros lançamentos da empresa ainda persista entre alguns jogadores, a equipe da CD Projekt mantém-se otimista. O ressurgimento de Cyberpunk 2077 serve como um lembrete poderoso da capacidade da indústria de jogos de se reinventar e superar desafios aparentemente insuperáveis.
Fonte: Eurogamer
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