Um proprietário do console Nintendo Switch comprou um cartão de memória microSD de 1 TB da SanDisk, modelo SanDisk Extreme Plus, e acabou passando por uma situação desagradável, após 20 segundos do cartão ter sido inserido, o usuário sentiu um cheiro de fumaça e rapidamente a área do console que abriga o cartão estava derretida. O caso foi reportado por ele diretamente na rede social Reddit,
NefariousZhen, nick do usuário que passou pelo ocorrido, frisou que seguiu corretamente o processo de instalação do cartão microSD no console, inserindo-o com o Nintendo Switch desligado. O cartão foi adquirido durante a Black Friday deste ano. Um cartão desse tipo, com 1 TB de capacidade de armazenamento da categoria UHS-I custa cerca de US$ 400 no mercado americano.
A SanDisk já está estudando o caso, e, de acordo com o WCCFTech, que recebeu uma resposta de NefariousZhen, a Nintendo confirmou que ,embora o console já esteja fora do período da garantia, irá efetuar o reparo. Quando indagado se era um problema recorrente, o representante da Nintendo declarou que isso nunca deveria ter ocorrido.