No Japão, o governo espera ver veículos voando no céu sobre as cidades dentro de três anos e apóia as empresas que o façam. Muitas empresas estão trabalhando em VTOLs, com decolagem e pouso vertical, e em particular nas versões elétricas desses dispositivos chamados eVTOL. Um VTOL é uma categoria de aeronave, a Vertical Take-Off and Landing, que significa “Decolagem e Aterragem Vertical”.
Enquanto uma empresa japonesa, SkyDrive, já está em fase de testes com seu veículo eVTOL que pode acomodar dois passageiros, outras empresas estão trabalhando neste meio de transporte que surgiu da imaginação de autores de ficção científica há várias décadas.
Algumas empresas já são conhecidas por terem atividades na aeronáutica, como Boeing, Airbus ou AeroMobil. Outras corporações também entraram no jogo, como o Uber. Para muitos, é uma questão de desenvolver um táxi voador que possa ser conduzido por um profissional e possa transportar um determinado número de pessoas, como o transporte público. Inclusive, 2023, perspectiva do governo japonês para o lançamento dos carros voadores, é a mesma do lançamento do serviõ Uber Air.
A SkyDrive diz que nos países desenvolvidos, os carros voadores devem ser usados como meio de transporte para reduzir o congestionamento e responder a desastres, enquanto nos países em desenvolvimento eles provavelmente serão usados como meio de transporte. que requer muito menos infraestrutura. ”
A SkyDrive está bem adiantada no processo para por em prática seus carros voadores. Em dezembro do ano passado, seu veículo foi o primeiro carro voador tripulado testado em Tóquio. O modelo em questão é o SD-XX.
O SD-XX é equipado com quatro hélices duplas em cada canto da aeronave. É alimentado por bateria e o projeto deverá resultar em um dispositivo com velocidade de 60 km / h com autonomia de 20 a 30 km. Os primeiros testes ocorreram em 2018 com pilotagem remota e depois com piloto a bordo no final de 2019. A empresa espera vender cerca de cem exemplares até 2028.