Um dos rankings mais divulgados na internet sobre hardware é o levantamento da Steam, atualizado mensalmente, que revela algumas preferências dos jogadores que utilizam a plataforma. Dada a popularidade da Steam, e sua enorme base de usuários, o Steam Hardware Survey é uma fonte que mostra um norte em relação às configurações mais utilizadas por jogadores mundo afora.
Assim como acontece em todos os levantamentos de pesquisa de mercado, a NVIDIA aparece também na dianteira em relação à participação de GPUs preferidas pelos usuários da plataforma.
A companhia vem mantendo uma média superior a 70% em todas as atualizações do Steam Hardware Survey. Na edição mais atualizada, que computa dados de setembro de 2023, a empresa é responsável por 77% das placas de vídeo utilizadas por jogadores na Steam. A liderança fica por conta da RTX 3060, que destronou a GTX 1650 – modelo que se notabilizou por quebrar a hegemonia de 5 anos da GTX 1060 como a placa mais utilizada pelos usuários da Steam.
A AMD aparece na segunda colocação entre os fornecedores de GPUs mais utilizadas pelo jogadores na Steam, com 14.79%, e a Intel vem em seguida com 7.89%. Em relação às opções mais poderosas atualmente no mercado de placas de vídeo para o consumidor final, a RTX 4090, pelo lado da NVIDIA, e a Radeon RX 7900 XTX, da AMD, a opção da NVIDIA tem quase 4 vezes mais adeptos na Steam do que o modelo da AMD, 0.73% contra 0.21%.
Um usuário no Reddit chegou a compartilhar um print dessa edição mais recente do Steam Hardware Survey, com uma lista predominantemente de modelos de placas da NVIDIA, e perguntou: Sério, onde estão todas as placas AMD?
Like seriously where are all the AMD cards?
byu/El-hammudi21 inpcmasterrace
Entre os comentários, um usuário disse que os entusiastas sempre superestimam significativamente o quanto uma pessoa comum se preocupa com seu hobby. “Para 90% dos jogadores, uma “nova GPU” significa a placa Geforce 60/70 de última geração. Ou apenas um novo PC pré-montado, que quase sempre vem com uma placa NVIDIA, porque esse logotipo pode muito bem significar “PC para jogos” quando é exibido na caixa”, afirmou.
Você também deve ler!
Conta aí pra gente: qual a placa de vídeo do seu PC?
Qual a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada?
Esse ponto de uma associação quase que automática da NVIDIA com o mercado gamer remonta a uma estratégia muito bem sucedida que a Intel conseguiu imprimir no mercado há algumas décadas. Quem ai não se lembra do adesivo Intel Inside colado em inúmeros computadores?
Do ponto de vista da comunicação, principalmente nessa interação com o grande público, a parceria que a Intel fez com inúmeros fabricantes foi crucial para incutir essa associação quase que imediata que um bom computador era aquele que estivesse equipado com um chip Intel. Na década de 90, mais de 80% dos computadores pessoais estavam equipados com um processador Intel. Atualmente, a divisão está entre quase 70% para Intel e 31% para AMD, segundo dados da Mercury Research.
Segundo alguns rumores, a AMD estaria cogitando abandonar o mercado de placas de vídeo topo de linha a partir da próxima geração. Caso isso se confirme, a companhia destinaria seus esforços no segmento de entrada e intermediário. A decisão em abandonar uma faixa de mercado estaria relacionada com a baixa procura por placas de vídeo premium. Panorama que está em consonância com os números do Steam Survey.
Deixe seu comentário