A Canonical anunciou uma versão corporativa do Ubuntu: Business Desktop Remix. A ideia é facilitar o acesso a uma distro base para ambientes corporativos, como estações de trabalho.
Sendo um remix, o projeto não é uma nova distribuição, muito menos algo como o RHEL. É basicamente um Ubuntu oficialmente personalizado, com programas de entretenimento removidos e alguns úteis ao ramo corporativo adicionados. Tudo nele pode ser feito pelo gerenciador de pacotes com os repositórios tradicionais, exatamente ao pegar o Ubuntu comum e ir instalando ou removendo o que quiser. Para empresas a imagem dele pode ser mais prática para personalização, já que vem sem vários apps “domésticos” como compartilhadores de arquivos e redes sociais.
O Business Desktop Remix traz o plugin do Flash, OpenJDK 6, Canonical Landscape e VMWare View. O Canonical Landscape é um sistema de gerenciamento remoto do Ubuntu em larga escala, útil para empresas com várias instalações do Ubuntu.
Apesar de exigir um cadastro, o download é liberado gratuitamente. Por enquanto parece que só há a versão de 32-bit, e a base do sistema é o Ubuntu 11.10.