Igor Wallossek, do Igors’s Lab descobriu um bug muito perigoso no aplicativo MSI Center, permite o overclock do Ryzen 7 5800X3D muito além de seus limites. Oficialmente, o Ryzen 7 5800X3D, um dos chips que usufruem do 3D V-Cache, tecnologia de empilhamento que permitiu a AMD inserir 96 MB de cache L3, não pode passar por alterações em seus atributos via BIOS UEFI, isto é, o overclock está desabilitado.
Como explica a própria AMD, essa decisão foi tomada porque o chip ainda não está otimizado suficiente para trabalhar com uma tensão acima de 1,35V. A elevação da tensão é uma característica essencial quando falamos de overclock personalizado, que tenta espremer ao máximo o que um chip pode entregar além dos valores oficiais.
No entanto, há um problema. Além da BIOS, o overclock também pode ser realizados por software, suítes que automatizam o processo, e tornam até mais fáceis o entendimento nas modificações realizadas. Mas no caso do Ryzen 7 5800X3D essa possibilidade não deveria ser permitida. No teste conduzido por Igor, ao alterar a tensão o processador foi danificado.
Você também deve ler!
Estratégias da Intel estão fazendo AMD perder espaço no mercado de processadores
Estratégia: AMD admite que tem entregado menos CPUs e placas de vídeo ao mercado
Wallossek explica que o aumento do clock é inicialmente inofensivo, o efeito não passou de travar ou congelar o sistema. Inclusive o multiplicador está desbloqueado. O perigoso realmente são as alterações na tensão. Tensão acima de 1,3V irá fritar o processador.
Além de permitir essa alteração, que está em desacordo com a própria maneira como a AMD divulga oficialmente o chip, o software da MSI não emite nenhum tipo de alerta ao usuário sobre o que vai acontecer com aquele processador em decorrência da alteração da tensão. O Tom’s Hardware também reproduziu o teste, e eles observaram que a tensão manual pode ser aumentada em até 1,55 V.
Além do software da MSI, também é possível overclockar o Ryzen 5800X3D em softwares de outras empresas, como Gigabyte, ASUS e ASRock. O Igor’s lab já notificou a MSI, mas ainda não é possível estimar se e quando a fabricante apresentará uma resposta ao tema. A AMD ainda não se pronunciou sobre o caso.
Deixe seu comentário