Os bugs no Windows relacionados a processadores estão se tornando um problema para os usuários. No começo do ano passado, muitos deles relataram um bug que envolvia os processadores Intel no Windows 11, e agora é a vez de um novo bug, dessa vez envolvendo os chips AMD, também com o Windows.
O erro foi descoberto no driver Radeon, e consegue corromper as instalações feitas no sistema operacional e até mesmo apagar todos os dados que estão no armazenamento de disco.
Leia também:
Usuários do Windows 11 sofrem com falha na inicialização após último update do sistema
Novos drivers da AMD estão causando travamentos no Windows; saiba o que fazer
Bug acontece durante a atualização do AMD Radeon Software: Adrenalin Edition no Windows
O novo bug já foi descoberto e confirmado pela própria AMD, através de um porta-voz da empresa em uma entrevista com Brad Chacos, da PCWorld. O próprio entrevistador revelou que foi uma das vítimas e que esse bug surgiu em seu computador depois que ele atualizou os drivers Radeon.
O representante da empresa revelou que eles já estão cientes disso e procurando uma solução.
“Reproduzimos um problema que pode ocorrer em um número extremamente pequeno de instâncias se ocorrer uma atualização de PC durante a instalação do AMD Software: Adrenalin Edition, e estamos investigando ativamente.“
De acordo com o que foi dito pela empresa, o problema acontece durante a instalação da atualização do AMD Radeon Software: Adrenalin Edition no computador, que é quando aparece a opção “Restaurar padrão de fábrica”. Nesse caso, é preciso desmarcar essa opção para que o bug não aconteça.
Quando a opção continua marcada, se essa instalação for feita durante uma atualização do próprio Windows, o sistema vai reiniciar no modo padrão de fábrica, e isso faz com que ele delete dados pessoais do computador, o que pode ser um problema.
A empresa promete que já está trabalhando para trazer uma solução definitiva para o bug, mas por enquanto dá algumas dicas de como evitar ao máximo que ele aconteça.
“Recomendamos que os usuários garantam que todas as atualizações do sistema sejam aplicadas ou pausadas antes de instalar o driver e que a opção “Redefinição de fábrica” seja desmarcada durante o processo de instalação do driver AMD. Estamos comprometidos em resolver problemas o mais rápido possível e incentivamos fortemente os usuários a enviar problemas com o AMD Software: Adrenalin Edition por meio da Bug Report Tool.”
Ou seja, como o bug acontece principalmente quando o usuário faz a atualização do driver quando está acontecendo uma atualização do sistema, o ideal mesmo é antes de fazer a atualização do driver conferir se não há nada sendo instalado no Windows.
Para isso, é só ir em Configurações > Windows Update e ver se tem alguma atualização disponível ou se está sendo instalada naquele momento. Também é importante se atentar para desmarcar a opção “Redefinição de fábrica”. A empresa revelou que poucos computadores foram vítimas do bug, mas é melhor prevenir e não dar chance ao azar.
Nesse caso, antes de atualizar o driver do Radeon, é necessário pausar as atualizações do Windows. Isso é interessante de se fazer mesmo que não houvesse bug, porque a atualização do driver AMD precisa do Windows Update, e se estiver acontecendo ao mesmo tempo uma atualização do sistema operacional, pode dar algum conflito e erro.
Fonte: PCWorld
Deixe seu comentário