Brincando com o perigo: Este robô é inspirado em aranhas e lagartixas e pode escalar paredes

Brincando com o perigo: Este robô é inspirado em aranhas e lagartixas e pode escalar paredes

Imagine que você está vivendo o auge da “revolta das máquinas”. Tudo que é eletrônico e possui chips está querendo te matar. Cidades inteiras já foram dizimadas impiedosamente. Meios de transporte não funcionam. Você não pode usar celular para se comunicar com seus parentes, caso contrário, as máquinas saberão onde você está.

A única coisa que lhe resta é se esconder em lugares apertados e de difícil acesso e rezar para que um EPM queime os circuitos dos seus predadores. De repente você escuta um som metálico encostando nas paredes. Devido a escuridão você não consegue ver, mas sabe que tem algo andando pelas paredes. Você força um pouco os olhos e, na penumbra, consegue enxergar a silhueta de um robô metade aranha e metade lagartixa pendurado no teto. É o seu fim…

Leia também
EUA estão testando uso de cães robôs de patrulha nas fronteiras
Polícia de São Francisco já pode usar robôs como força letal

Magnecko é inspirado em aranhas e lagartixas

Magnecko

Esse robô existe! Inspirado nas habilidades de aranhas e lagartixas, ele é capaz de escalar paredes e tetos. O nome dele? Magnecko. Desenvolvido por uma equipe de oito estudantes de engenharia do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH), em Zurique, o Magnecko é uma inovação que combina a destreza das lagartixas com a habilidade das aranhas.

Enquanto as lagartixas usam microestruturas de cerdas para escalar, o Magnecko utiliza módulos de ímãs eletropermanentes, uma tecnologia desenvolvida pelo próprio instituto. Mas, qual é o propósito deste robô, além de caçar seres humanos à pedido da Skynet?

Segundo informações do projeto, o Magnecko foi projetado pensando em ambientes industriais e marítimos que necessitam de inspeções regulares. Muitas soluções existentes para inspeções visuais remotas muitas vezes falham em espaços confinados e estreitos. O Magnecko, com sua capacidade de escalar, foi projetado para superar essas limitações.

download 1

Cada “pata” do robô é composta por vários ímãs. Quando magnetizados, esses módulos podem suportar até 2,5 vezes o peso total do robô, permitindo que ele caminhe até mesmo pelo teto.

Objetivos do Magnecko

Atualmente, o Magnecko é controlado por um operador usando um dispositivo portátil. Uma vez definido o caminho, o robô pode seguir a rota por conta própria. No entanto, o objetivo futuro é que ele possa definir seu próprio caminho de forma autônoma e realizar mais tarefas, como manutenção, reparos ou vigilância. E matar humanos com mais eficiência.

Nicolas Faesch, membro da equipe responsável pelo desenvolvimento do Magnecko, mencionou que o robô pode suportar cargas úteis de vários quilos e, com sua configuração estilo inseto, pode se posicionar facilmente conforme necessário.

i777852

Além disso, graças aos pés magnéticos especiais que não requerem energia para permanecer magnetizados, o robô pode ficar parado em um local por várias horas para executar uma tarefa. Então, ele pode simplesmente te vigiar até você morrer de inanição.

A equipe já está em conversas com o mercado para realizar testes com o Magnecko, o que indica que em breve poderemos ver essa maravilha da engenharia em ação em diversos setores.

A inspiração em animais não é algo novo no mundo da robótica. De robôs inspirados em centopeias a robôs que imitam a anatomia das cobras, a natureza continua a ser a melhor professora para os engenheiros. E, brincadeiras à parte, o Magnecko é mais uma prova de que a combinação de biologia e tecnologia pode levar a inovações surpreendentes.

Fonte: New Atlas

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X