A Pesquisa Game Brasil (PGB 24) traz dados inéditos sobre percepção da população brasileira a respeito de inteligências artificiais.
O estudo demonstra um receio da população em relação às IAs, 56,2% afirmam ter medo de um mundo repleto de ferramentas generativas e 58% acreditam que pode haver um aumento na desigualdade social como resultado das substituições dos empregos.
A PGB 24 ainda endossa a visão de que as inteligências artificiais podem melhorar o trabalho, tornando as pessoas mais produtivas e criativas. A porcentagem das pessoas que concordam e acreditam nessa afirmação chega a 67,8% e somente 7,4% dos entrevistados discordam.
Isso não quer dizer que os sistemas estejam ligados somente ao trabalho e às demandas do dia a dia. 59,5% dos entrevistados gostam da ideia de utilização nas escolas e no aprendizado, tornando a prática mais eficaz.
Segundo a pesquisa, 59,7% dos entrevistados sentem que as IAs estão completamente ligadas ao seu cotidiano. 58,7% disseram que ja utilizaram aplicativos de sistema de direção por mapas que utilizam Inteligência Artificial, como o Waze e o Google Maps.
Você também deve ler!
Lula diz que está cansado de ouvir falar em inteligência artificial
Qual a origem do termo inteligência artificial?
Outra aplicação que também aparece com grande destaque são os bots de autoatendimento ao consumidor com 55,8% e logo atrás às assistentes virtuais, como a Siri (IA do sistema IOS da Apple) e a Alexa (IA do sistema da Amazon).
Ferramentas de geração de textos, imagens e sons, como por exemplo o Chat GPT também aparecem na pesquisa com 27,3%. Apenas 9% dos entrevistados afirma não ter entrado em contato com nenhuma ferramenta de IA generativa.
Deixe seu comentário