De acordo com a edição 2018 do relatório de tendências sobre meios de pagamentos, realizado pela Minsait, uma empresa Indra, os consumidores brasileiros são os que mais usam cartão de crédito na América Latina. De acordo com a pesquisa, 81,6% dos consumidores usam frequentemente esse meio, índice consideravelmente superior ao de outros países na região, que ficam entre 60% e 70%. Números de 2017.
Entre aqueles que não dispõem de cartão de crédito ou que apresentam baixa frequência de uso, foram testadas uma série de propostas que poderiam incentivar o pagamento com este meio. Espanhóis e portugueses voltam a ser os mais reticentes a incorporar este meio de pagamento: para 37,7% e 36%, respectivamente, nenhuma das iniciativas utilizadas incentivaria um maior uso. Porém, nos países latino-americanos essa porcentagem não supera 20%, à exceção do Chile.
“Nos países europeus há um incentivo mais tangível em forma de descontos diretos em estabelecimentos, enquanto nos países latino-americanos é possível observar uma gama maior de oportunidades para estimular os usuários de cartão de crédito”, afirma a companhia ao analisar o cenário apresentado no estudo.