Paris é uma cidade muito bonita, com pontos turísticos impressionantes e que atraem visitantes e turistas de todo lugar do mundo. Mas um brasileiro resolveu mostrar a cidade de um ponto um tanto quanto diferenciado e incomum: através das lentes do seu Game Boy Camera.
A cidade está em alta ultimamente principalmente por causa das Olimpíadas que estão rolando por lá, e além dos jogos esses pontos estão também em destaque. Mas Paulo “Retro Boy” Santos resolveu mostrar a cidade e seus pontos turísticos de uma forma mais pixelizada, e o resultado impressiona.
Leia também:
Papel de parede que deixa o iPhone parecido com o Game Boy viraliza nas redes sociais; veja como baixar
Inteligência artificial imagina como devem ter sido os primeiros protótipos do Game Boy
O que é um Game Boy Camera?
Antes de entender a história e ver as imagens, é importante deixar claro o que é um Game Boy Camera para quem não lembra. Ele na verdade é um acessório, que foi lançado pela Nintendo em 1998, que conta com uma câmera e pode ser acoplado no console portátil Game Boy para justamente tirar fotos de uma forma um tanto “retro”.
Isso porque ele conta com uma resolução limitada de 128 x 112 pixels. A ideia é permitir que os usuários possam capturar e até mesmo editar fotos em preto e branco diretamente no console portátil. Além disso, o Game Boy Camera oferece várias funcionalidades divertidas, como filtros, molduras e minijogos, o que fez dele um acessório inovador para sua época.
Além de capturar imagens estáticas, o Game Boy Camera também permite a criação de pequenos GIFs animados e a impressão das fotos usando o acessório Game Boy Printer. Por sua criatividade e inovação, o Game Boy Camera tornou-se um item cobiçado entre fãs de retro gaming e colecionadores, ganhando destaque em uma época que antecedeu a chegada dos smartphones e das câmeras digitais de alta resolução.
As aventuras de Paulo em Paris
Essa não foi a primeira façanha do estilo que o brasileiro fez. Na verdade, Paulo Santos, que nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, já é bem conhecido nas redes sociais por seu trabalho meticuloso de customização de consoles portáteis antigos, como o Game Boy Color, Game Boy Advance e Game Gear. O artista transforma esses dispositivos clássicos em peças únicas, mesclando a nostalgia dos jogos antigos com um toque contemporâneo.
Dessa forma, o brasileiro resolveu aproveitar o “hype” de Paris graças às Olimpiadas e resolveu fazer o ensaio fotográfico por lá. Só que nesse caso ele resolveu ir alguns dias antes das Olimpíadas, provavelmente para evitar a multidão.
Seu objetivo foi realmente fotografar os monumentos históricos da capital francesa através da lente de um Game Boy Camera. O projeto fotográfico trouxe um toque de nostalgia e originalidade, ao retratar lugares icônicos como a Torre Eiffel, o Hôtel de Ville, o Musée d’Orsay, entre outros, em um estilo pixelizado e monocromático.
A simplicidade deste projeto é o que torna essas fotos ainda mais incríveis. Ao utilizar uma tecnologia de baixa resolução, Paulo conseguiu criar imagens que, apesar de minimalistas, carregam uma autenticidade única e um charme vintage que remete à era dos primeiros videogames portáteis. Confira o resultado:
Como a GB Camera tem incríveis 0,014 megapixel vou postar cada foto tirada com a GB Camera e do lado uma foto do local pra ficar mais fácil reconhecer
Torre Eiffel – Paris
E começando com a que eu já tinha mostrado, a Torre Eiffel! pic.twitter.com/tu9suOuwUG
— Paulo da Retro Boy! 🎮🕹️👾 (@retroboybr) July 29, 2024
Musée D'Orsay – Paris
Um dos muitos museus incríveis da cidade, famoso pela arquitetura e esse relógio gigante. Era uma antiga estação ferroviária
Tem lá vários quadros de famosos como Manet, Monet, Gaugin, Cézanne e muitos do Van Gogh, como a Noite Estrelada pic.twitter.com/O8RE7ExMHI
— Paulo da Retro Boy! 🎮🕹️👾 (@retroboybr) July 29, 2024
Sainte-Chapelle – Paris
Uma das catedrais mais incrível de se visitar quando se vai pra Europa (e não são poucas)
Por fora não chama tanta atenção por sua arquitetura ou imponência, mas por dentro… é uma parada até difícil de descrever, é bonito demais pic.twitter.com/Y8zp4Un9cH
— Paulo da Retro Boy! 🎮🕹️👾 (@retroboybr) July 29, 2024
Musée du Louvre – Paris
No maior museu do mundo não dava pra tirar pouca foto, nem com a limitação da GB Câmera, foram 4 aqui
Começando pela pirâmide invertida, que fica abaixo da praça principal, e é onde fica a bilheteria e entrada do museu pic.twitter.com/GjqDj3xkGO
— Paulo da Retro Boy! 🎮🕹️👾 (@retroboybr) July 29, 2024
Sainte-Chapelle – Paris
Tanto que acabou tendo duas fotos do meu escasso rolo de câmera. A foto anterior era do altar, essa aqui é do vitral que fica do lado oposto, acima da entrada
Essas luzes em forma de vela me lembra muito Hogwarts pic.twitter.com/KSbGXlYSUi
— Paulo da Retro Boy! 🎮🕹️👾 (@retroboybr) July 29, 2024
Musée du Louvre – Paris
E claro que não podia faltar ela, a Monalisa. O quadro mais famoso da história é bem menor do que normalmente a gente espera, e ainda não dá pra chegar muito perto.
Foi bem engraçado os olhares pra mim enquanto tirava foto com o Game Boy pic.twitter.com/BEpzitquQ8
— Paulo da Retro Boy! 🎮🕹️👾 (@retroboybr) July 29, 2024
Hôtel des Invalides – Paris
O Palácio dos Inválidos é onde fica a tumba do imperador Napoleão. Pra quem curte história de guerra é um prato cheio pois tem um museu de armas e armaduras medievais e um museu das grandes guerras modernas pic.twitter.com/j8PKPL6cI7
— Paulo da Retro Boy! 🎮🕹️👾 (@retroboybr) July 29, 2024
A ideia de fotografar pontos turísticos das Olimpíadas de Paris com um Game Boy Camera não é apenas uma demonstração de criatividade, mas também um exemplo de como a tecnologia antiga ainda pode surpreender e encantar. Ao trazer à tona a beleza dos monumentos parisienses de uma forma tão distinta, Paulo “Retro Boy” Santos nos lembra do poder da inovação e da arte em todas as suas formas.
Para os interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Paulo, vale a pena explorar suas redes sociais e conferir suas impressionantes customizações de Game Boys. Seu projeto fotográfico em Paris é apenas uma das muitas maneiras pelas quais ele está contribuindo para a preservação e a reinvenção da cultura dos videogames clássicos.
Deixe seu comentário