O mercado gamer vem crescendo de forma exponencial, e o Brasil tem grande participação nesse segmento sendo atualmente o 5º país com maior média de jogadores ativos do mundo. Mas como são distribuídos esses jogadores? E essa distribuição muda a depender do dispositivo usado para jogar?
Pensando nisso, o GameDiscoverCo Pro, um site de pc e console, conseguiu reunir um conjunto de dados que mostra exatamente como essa distribuição acontece com as maiores plataformas como PlayStation, Xbox e PC.
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Playstation tem distribuição semelhante nos EUA e países europeus
A começar com o PlayStation, o console da Sony. Na distribuição mostrada por eles, são considerados os jogadores com contas tanto no PlayStation 4 quanto no PlayStation 5.
É possível ver que os Estados Unidos dominam no gráfico, com uma porcentagem muito alta, porém se for considerar o valor per capita, ele não fica tão mais a frente assim do que alguns países europeus. Acontece que os Estados Unidos tem uma população 4 a 5 vezes maior do que o Reino Unido, a França e a Alemanha, então se formos considerar o número de contas do PlayStation para cada 1.000 pessoas, o resultado acaba ficando bem semelhante.
Eles destacaram também a presença forte da Arábia Saudita no gráfico, constatando que ela e os Emirados Árabes atualmente representam quase 6% de todos os jogadores do console da Sony. Isso acontece principalmente porque está aumentando o número de jogos que contam com traduções para o árabe, principalmente os AAA. Um exemplo disso é o novo remake de Resident Evil 4 que está vendendo muito bem por lá.
A China (no caso, Hong Kong no gráfico) também está em ascensão, com um aumento de exportação do PlayStation 5 para lá devido a alta demanda. Embora Hong Kong tenha 2,5% dos perfis vitalícios, ele fica entre os 3 países que mais jogam os títulos “maiores”, como por exemplo The Callisto Protocol. Além de ser o país que mais assiste gameplays.
Brasil fica em 3º lugar na distribuição do Xbox
Eles também fizeram um gráfico da distribuição de jogadores do Xbox por cada país.
Os Estados Unidos e o Reino Unido, juntos, formam praticamente a metade de todo o mercado do console. A soma dos países dá um total de 48,5% da distribuição do Xbox mundialmente, ficando um pouco acima da soma dos dois para o PlayStation.
O Brasil fica em 3º lugar no ranking, com 6,9% contra apenas 4,3% do PlayStation por aqui, o que mostra que o console da Microsoft se dá melhor em vendas provavelmente por ter preços mais competitivos e uma versão mais em conta. O México também ganha destaque aqui, com 4,8% no Xbox conta apenas 2,3% do PS, também provavelmente pelo mesmo motivo.
Já o Japão mostra um resultado contrário, mostrando que o console da Sony é mais usado por lá. No gráfico do Xbox ele fica em 18º lugar de distribuição, enquanto no PlayStation ele sobe para o 6º lugar geral no ranking.
Steam tem distribuição mais balanceada
E agora falando em jogos para PC, o site usou a Steam como base já que é a maior plataforma para esse tipo de aparelho. Eles analisaram 25 milhões de perfis públicos de toda a história da plataforma.
Os jogadores da Steam estão mais espalhados e a diferença do gráfico em relação aos dos consoles é bem notável. Isso porque ele acaba abrangendo também muitos jogadores que não investem muito em hardware dedicado, contando também com joguinhos mais leves que rodam em qualquer computador. Com isso, a liderança dos Estados Unidos não é tão avantajada assim como acontece com o Xbox e o PlayStation.
A China e a Rússia mostram mais jogadores do que o esperado, principalmente a Rússia que aparece com 9,7% dos jogadores mesmo que atualmente estejam impedidos de comprar novos jogos devido a invasão na Ucrânia.
O Sudeste Asiático também mostra potencial para o futuro. Filipinas, Indonésia e Tailândia juntas somam 4,7% das contas registradas na Steam, o que mostra que eles estão também consumindo mais jogos, mesmo que sejam em grande parte os jogos mais baratos e não os lançamentos recentes.
Aumento da participação do Brasil no mercado gamer
O Brasil vem se tornando um mercado cada vez mais importante no segmento gamer, e em 2021 ele já se tornou o maior mercado de videogames na América Latina. De acordo com relatório sobre entretenimento e mídia da PwC, esse crescimento seguirá pelos próximos anos.
Em 2021 a receita para indústria doméstica de jogos eletrônicos foi de R$ 1,4 bilhão e a projeção é que ela chegue a até R$ 2,8 bilhões até 2026. Isso acontecerá por causa de uma expectativa de crescimento anual do mercado gamer por aqui de 15%.
Por aqui, os jogos para computadores ainda são a maior parcela do mercado, com receita de US$ 256 milhões em 2021 e podendo chegar a US$ 316 milhões em 2026. Já o mercado de e-sports deverá triplicar durante esse período.
Fonte: gamediscover
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