As telas estão presentes ao nosso redor, seja por causa dos smartphones, dos tablets, das TVs, dos computadores e outros aparelhos que ajudam na rotina, até mesmo na hora de dirigir. Por isso, o tempo de tela vem crescendo em todo o mundo, e o Brasil atualmente está no top desse ranking.
Seja para ver as atualizações em redes sociais, ficar por dentro das séries e filmes mais populares, fazer alguma transação financeira, ver direções para chegar a um local e até mesmo ler, hoje em dia não falta motivo para estar diante de uma tela. E um novo estudo mostrou o quanto cada país passa tempo na frente delas.
Leia também:
TikTok lança recursos de bem-estar para jovens, incluindo tempo de tela limitado
Estudo revela que crianças expostas a tempo de tela excessivo se tornam mais agressivas
Tempo de tela no geral
O levantamento foi feito pela Eletronics Hub, e quis mostrar quanto tempo os residentes de cada país passam com os olhos grudados em algum tipo de tela. O Brasil se destacou ficando em segundo lugar no ranking, com um tempo médio de 9 horas e 32 minutos olhando para displays e ficando atrás apenas da África do Sul.
Eles fizeram uma porcentagem levando em consideração o tempo que as pessoas ficam acordadas por dia, e com isso mostrou que no Brasil, as pessoas ficam em média 56.61% do tempo olhando para algum tipo de tela. A África do Sul, que ficou em primeiro lugar, teve uma porcentagem de 58,21%.
Isso nos deixa a frente de outros países próximos, já que os argentinos ficaram em 4º lugar com uma porcentagem de 53,80%, o colombianos ficaram em 5ª com 53,20% e os chilenos em 6º com 51.59%.
Um dado muito interessante captado por eles é que o Japão, que é conhecido como um país muito ligado a coisas tecnológicas e que geralmente exploram bem essa área, ficou em último lugar, com o menor tempo de tela do estudo, apenas 21,70%. Isso é explicado pelas regras mais duras que eles têm por lá, como por exemplo leis com limite de tela para evitar vícios em jogos que já está vigente em algumas cidades.
Tempo de tela nos smartphones
O estudo fez uma pesquisa sobre o tempo de tela geral, que foi o resultado discutido acima, e também fez uma outra pesquisa, dessa vez levando em conta apenas o uso do smartphone. Nesse caso, o Brasil continuou em 2º lugar, mas dessa vez perdendo para as Filipinas e não para a África do Sul, que ficou em 3º lugar.
No mapa de uso de smartphone, eles revelaram que os brasileiros passam aproximadamente 32,46% do seu dia olhando para o celular, enquanto o campeão, as Filipinas, ficou com uma porcentagem bem próxima, de 32.46%.
Outros estudos, como por exemplo o relatório do App Annie, já vinham demonstrando que o uso de smartphones aqui no Brasil vem aumentando nos últimos anos (aumento de 45% entre 2019 e 2021), então não é exatamente uma surpresa. Porém, levando em consideração que somos quase o país que mais passa tempo grudado na tela do smartphone, ainda pode ser um choque para muitos.
Isso parece ser um futuro difícil de mudar, principalmente porque vem crescendo ainda mais a popularidade do uso de smartphones para uso de serviços de streaming, por exemplo, já que aqui no Brasil a maioria das pessoas assinam esses tipos de serviços (64%).
E nesse quadro, outro país asiático impressiona. Mesmo com o maior número de smartphones, a China teve um tempo de tela no aparelho estatisticamente menor do que a maioria dos outros países, passando apenas 19,5% dos seus dias na frente dos smartphones. O governo chinês investiu mais de US%59 bilhões em tecnologia 5G e infraestrutura, mas as vendas de smartphones no país caiu em 14,7% no ano passado.
Brasil em outros dados
O estudo se aprofunda mais em outras pesquisas mais específicas. Quando se leva em consideração o tempo de tela em computadores, o Brasil fica em 4ª lugar, com 24,15% de porcentagem e ficando atrás apenas da Argentina, Colômbia, Rússia e África do Sul.
Quando eles estudam o tempo nas redes sociais, o Brasil volta para o segundo lugar, com 22.37%, perdendo novamente apenas para a África do Sul.
Na lista de países que mais passam tempo jogando, ele desce para 9ª lugar.
Fonte: electronicshub
Deixe seu comentário