O relatório “Fast Facts” da Trend Micro, que analisou o cenário de ameaças cibernéticas globais em maio, mostra que o Brasil é o 9° colocado no ranking de países com mais malwares, um avanço de duas posições em relação ao estudo realizado no primeiro trimestre deste ano. O total foi de 1.227.712 ameaças detectadas. O Japão lidera o ranking, com 8,7 milhões ameaças, seguido pelo Estados Unidos (8,5 milhões) e Itália (com 2,3 milhões).
Meses atrás a companhia também revelou que o Brasil está na segunda posição entre os países com o maior número de ransomwares, ameaça que tem como característica negar o acesso ou criptografar dados e solicitar um resgate em criptomoeda para que a ação seja revogada.
O relatório Trend Micro é divulgado pelo TrendLabs com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças. Além dos sensores da SPN, os dados coletados também vieram de pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), da equipe de Threat Hunting, da equipe de Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS) e da Smart Home Network (SHN).
“Como os cibercriminosos desenvolvem truques cada vez mais evasivos, é preciso tomar muito cuidado com a segurança digital. O ideal é que o usuário, principalmente as empresas, tenha soluções de segurança multicamada, que oferecem uma proteção mais completa”, comenta Franzvitor Fiorim, Diretor Técnico da Trend Micro no Brasil. “Os cibercriminosos buscam sempre dados sensíveis em que possam utilizar de forma rentável, prova disso é que o relatório da Trend Micro aponta também que o Brasil está no top 15 em quantidade de malwares bancários”, complementa.
Você também deve ler!
Powload: golpe repassado via-email se reinventa para atingir novas vítimas, alerta Trend Micro
Brasil é o terceiro país com mais ameaças por e-mail