Bluesky ganhou 700.000 usuários em uma semana, a maioria vindo dos EUA

Bluesky ganhou 700.000 usuários em uma semana, a maioria vindo dos EUA

Nos últimos meses, a rede social Bluesky vem crescendo e se destacando como uma opção interessante para as pessoas que procuram por uma experiência mais descentralizada e que foge das alternativas populares como o X (antigo Twiiter) e o Threads da Meta.

E a rede social acaba de passar por um momento proveitoso, com um aumento de mais de 700.000 novo usuários em apenas uma semana. Agora a plataforma conta com 14,5 milhões de usuários, de acordo com Rose Wang, COO da empresa. Entre os motivos desse crescimento massivo rápido está a preocupação dos usuários com outras redes e o cenário político nos EUA que incentiva a migração para plataformas independentes.

Leia também:

BlueSky recebe migração do X e já enfrenta desafios com os perfis falsos
Bluesky se torna público e aumenta o número de usuários em quase 1 milhão no primeiro dia

Bluesky ganha cada vez mais seguidores

Bluesky

A atual popularidade do Bluesky vem sendo impulsionada por vários fatores. Para começar, desses novos seguidores em massa, a maioria vem dos EUA, de acordo com Wang. Atualmente o aplicativo está na segunda posição entre os apps gratuitos mais baixados da App Store americana, ficando atrás apenas do Threads.

O Bluesky traz algumas vantagens em relação a outras plataformas populares, principalmente por ser descentralizado e independente, e isso acaba sendo um chamariz para os usuários que não estão satisfeitos com as outras opções.

Hoje em dia muitas pessoas reclamam de problemas recorrentes como um engajamento artificial, questões de moderação e até mesmo aumento da desinformação, o que vem acontecendo bastante no Threads, a opção do Meta que chegou também para competir com o antigo Twitter.

Atualmente o Threads conta com 275 milhões de usuários mensais, sendo significativamente maior com o respaldo do Instagram, porém a experiência vem sendo prejudicada para algumas pessoas, e por isso elas buscam uma experiência mais autêntica.

Entre os problemas listados, muitos usuários vêm reclamando da presença frequente de “isca de engajamento”, além de dificuldades para escapar do feed algorítmico “Para Você”, que não pode ser desativado de forma permanente. Isso tem gerado uma sensação de controle limitado sobre o conteúdo visto, o que acaba tornando a experiência menos personalizada.

Eleições, discursos e ódio e mudanças estão afastando mais pessoas do X

O aumento significativo no número de usuários do Bluesky vem acontecendo principalmente desde outubro. Em 24 de outubro, mais precisamente, a rede anunciou que havia atingido 13 milhões de usuários.

Desde então, o número subiu ainda mais, especialmente depois que o X anunciou algumas mudanças polêmicas, como a decisão de permitir que usuários bloqueados continuem visualizando posts de quem os bloqueou. Isso acabou gerando uma reação negativa, fazendo com que muitos buscassem plataformas alternativas. Em apenas um dia após essa decisão, o Bluesky registrou 500.000 novos cadastros.

Outro aspecto significativo para o aumento de usuários no Bluesky pode estar relacionado às eleições presidenciais dos EUA. Em períodos de polarização política e aumento do discurso de ódio, algumas pessoas preferem evitar redes de propriedade de Elon Musk, enquanto outros, incluindo fãs de Taylor Swift, buscam um ambiente digital mais seguro e amigável.

Bluesky evolui e traz recursos que agradam usuários

Bluesky

E para manter o interesse dos novos usuários e reforçar uma experiência mais completa e alinhada com as expectativas deles, a empresa vem trazendo várias novidades e recursos para a plataforma, fazendo com que ela fique cada vez mais competitiva.

Entre as novidades estão a possibilidade de fixar posts, suporte para postagem de vídeos e o envio de mensagens diretas (DMs). Essas melhorias, que são parecidas com funcionalidades já populares no X e no Threads, ajudam a aproximar o Bluesky das redes sociais consolidadas.

Além disso, um diferencial do Bluesky é a flexibilidade de personalização dos feeds, algo que tem agradado os usuários que valorizam o controle sobre o conteúdo que consomem. Na plataforma, é possível criar feeds personalizados e seguir “pacotes iniciais”, que facilitam a conexão com criadores ou influenciadores que o usuário já conhece. Esse nível de controle sobre o conteúdo permite uma experiência mais rica e adaptada aos interesses específicos de cada pessoa.

Fonte: theverge

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X