Em alpha público desde abril, o BitTorrent Sync agora está em beta e foi liberado para Android. A utilidade do aplicativo de sincronização fica ainda maior, visto que é comum compartilhar arquivos entre PCs e celulares/tablets, sendo a integração desktop/mobile um dos maiores motivos pelos quais os usuários buscam serviços de sincronização e compartilhamento pessoal.
O BitTorrent Sync é diferente das soluções mais conhecidas como SkyDrive, iCloud, DropBox, Ubuntu One ou Google Drive, entre tantos outros nomes. Ele usa a tecnologia dos torrents para compartilhar arquivos entre máquinas autorizadas numa rede ponto-a-ponto (P2P), sem o uso de um servidor central. Os dados são armazenados nos próprios dispositivos dos usuários. São transferidos codificados (usando chaves privadas).
?
O projeto ainda é dado como experimental, mas tem se mostrado bastante funcional e agradável. Detalhes podem ser conferidos no site oficial, mas não há muitos segredos para sua utilização.
https://labs.bittorrent.com/experiments/sync.html
Ele está disponível para Windows XP SP3 ou superior e Mac OS X 10.6 ou superior, além de rodar como NAS em Linux. A versão para Android foi lançada agora, e uma para iOS é prometida para “breve”.
O aplicativo para Android pode ser encontrado no Google Play.