Bionicook, rede de fast food 100% robotizada, chega a São Paulo

Capitaneado por um empreendedor de Caxias do Sul chamado Fabio Rezler, a Bionicook é uma startup que oferece ao público brasileiro o conceito de fast food robotizado. O projeto, que vem sendo desenvolvido há quatro anos, garante um conceito diferente e 100% digital para a venda dos lanches, bebidas e sobremesas do cardápio do estabelecimento.

A experiência é realmente 100% robotizada. Além do posto de atendimento, a Bionicook também automatizou o processo de produção do pedido. Tudo é preparado por uma máquina, capaz de entregar o pedido ao cliente em até 3 minutos.

O ponto-chave desse modelo de negócio da companhia é o uso do robô alemão KR 3 Agilus, fabricado pela alemã Kuka. É ele o responsável por preparar 14 opções de lanches, 21 tipos bebidas e 6 sobremesas.

Bionicook

Captura de tela 2021 04 16 163920

O uso do KR 3 Agilus foi uma decisão estratégica que proporciona a empresa adaptar seus postos de atendimentos em espaços pequenos. De acordo com a Kuka, este robô estabeleceu um novo padrão em relação a categoria de autômatos de até 3 quilos. O equipamento é indicado para montagem de peças pequenas, manuseio, parafusamento, colagem, embalagem e teste.

Captura de tela 2021 04 16 171657 1
KR 3 Agilus

O projeto de Rezler, que veio do setor automotivo, teve início em 2014. Nesta época o empreendedor queria criar alguma solução no ramo da alimentação. O turning point que se tornou o diferencial que Rezler procurava para o seu negócio aconteceu em 2017.

Naquele ano, o empresário viu uma reportagem sobre uma feira de inovação industrial que exibia um robô manipulando o motor de um caminhão. Esta reportagem, sobre mais uma das possibilidades da Indústria 4.0, foi o insight que acabou impulsionando o modelo de operação. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos.

Primeira unidade e expansão

A primeira unidade da Bionicook foi inaugurada no fim de 2019, no município de origem do projeto, Caxias do Sul, mais precisamente na Universidade de Caxias do Sul. Esta unidade acabou fechando em março, devido aos reflexos da pandemia, e, até o momento, ainda não retomou as atividades.

Ainda este mês, a Bionicook dará um passo importante. A empresa irá inaugurar na próxima segunda-feira (19) sua primeira loja em São Paulo. O posto de atendimento ficará localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A meta de Rezler é chegar a 20 unidades da Bionicook até o fim de 2021. Num prazo de cinco anos, o empresário fala numa rede de 280 lojas próprias. Além do Brasil, a expansão para o mercado europeu também já está sendo traçada. A expectativa é alcançar 1,5 mil lojas em todo o mundo!

O modo Bionicook de operação

Captura de tela 2021 04 16 163622

A interação dos consumidores com o posto de atendimento da Bionicook acontece da seguinte maneira:

  • O consumidor inicia o processo selecionando e comprando o lanche através de um painel touch;
  • Após a confirmação do pagamento, o robô retira o lanche congelado e inicia o processo de fritura por imersão a 180 graus;
  • O robô entrega o lanche ao consumidor.

Também é possível comprar na Bionicook pelo smartphone. O cliente escaneia o QR Code no posto de atendimento e conclui o pedido.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!