O magnata Bill Gates explicou durante a sua participação na Global Business Forum, organizado pela Bloomberg, que a famosa combinação de teclas do Windows, CTRL+ALT+DEL, acabou sendo implementada na “força”, e que se pudesse voltar no tempo colocaria o recurso para ser acionado com apenas um botão.
A escolha dessas três teclas está relacionada com a IBM e David Bradley, responsável pela famosa criação de teclas utilizada no computador da “Big Blue” e por outros pontos importantes para a concepção do computador
“Nós poderíamos ter tido um único botão, mas o cara que fez o design do teclado da IBM não queria nos dar um botão único. Nós programamos a baixo nível – foi um erro”, explicou Gates.
O também magnata David Rubenstein que foi quem levantou essa questão sobre a famosa combinação de teclas, também perguntou se Gates se arrependia dessa escolha.
De forma enfática Bill Gates respondeu “claro, se eu pudesse voltar no tempo e mudar algumas pequenas coisas da minha vida, sem colocar os outros em risco…Se eu pudesse apenas fazer uma pequena edição, teria convertido o comando em uma operação com apenas uma tecla”.
O “vilão” Bradley, que na época tinha 31 anos não esperava que o tal CTRL+ALT+DEL fosse utilizado por usuários finais. A combinação deveria ser utilizada apenas por programadores, inclusive os próprios programadores da IBM utilizavam o comando. Em 2001 durante um encontro que marcou o 20º aniversário de lançamento do IBM PC, Bradley disse que tinha que compartilhar os créditos da criação de CTLR+ALT+Del com Bill Gates, porque indiretamente o Windows tornou a combinação de teclas mundialmente conhecida.
David Bradley
Para quem pensa que a combinação de teclas foi criada de forma aleatória está muito enganado. A questão de ter que utilizar as duas mãos para acionar o comando foi pensada. A princípio foi cogitado CTRL+ALT+ESC, mas o pessoal da IBM tinha receio que caso fosse “fácil” assim, o usuário pudesse acionar a combinação de forma acidental.
Você também deve ler!
Há 36 anos, Microsoft comprava o MS-DOS e fazia o melhor acordo da indústria do software