A integradora de PCs alemã Mifcom colocou pra vender em seu site um PC que não recebeu o título de Big Boss à toa. A máquina, direcionada a clientes empresariais, traz simplesmente 7 unidades da RTX 4090, em versão blocadas, isto é, integradas com um sistema de watercooler personalizado, assim como o processador. A CPU do setup é o poderoso Ryzen Threadripper 5995WX, equipado com 64 núcleos/ 128 threads e que opera com clock máximo de 4.5 GHz.
Já faz algum tempo que o uso de SLI, esse arranjo da interconexão de mais de uma placa de vídeo, perdeu relevância entre os usuários finais, principalmente aqueles que gostam de jogar, já que em muitas situações o uso de mais de uma placa não representava um salto prático em desempenho, devido a uma certa desistência do mercado em otimizar essa questão.
Mas quando tratamos de workstation, uma máquina pensada em tarefas como renderização, esse alinhamento ainda faz sentido, e é justamente essa faixa de público que a build da Mifcom tenta impressionar. Com as 7x RTX 4090 esse PC acumula impressionantes 168 GB GDDR6X de VRAM.
Os superlativos da configuração não param por aí. A máquina também conta com 128 GB de memória DDR4-3200, divididas em 8 pentes de 16 GB, 4 TB de SSD M.2 NVMe, da linha WD Black da Western Digital, que promete 7300 MB de leitura e 6600 MB em escrita. Para gerenciar essa verdadeira usina de poder computacional há 2x fontes de alimentação de 2000W da marca Super Flower (80 Plus Platinum).
A placa-mãe é a ASUS Pro WS WRX80E-Sage SE WiFi II e o gabinete que abriga todo esse poder de fogo é o Enthoo Elite da Phanteks.
Como citado anteriormente, o PC adota um sistema de watercooler customizado que abrange tanto o processador quanto o conjunto de placas de vídeo. Esse tipo de solução custom, visa permitir que tanto a VGA quanto o CPU não apresentem quedas momentâneas de performance devido à alta temperatura.
A Mifcom revelou que as GPUs estão rodando com consumo máximo de 300 watts, já que seria inviável colocar todo esse amontoado de placas para rodar em sua capacidade máxima. Mesmo com essa limitação para viabilidade prática, a companhia destaca que não há nenhuma queda de desempenho.
Preço e disponibilidade
O Big Boss já está disponível no site da Mifcom. O preço sugerido é 29 mil euros. Em conversão direta, R$ 156 mil reais!
Deixe seu comentário