O ecossistema do Google está prestes a passar por mudanças significativas, conforme indicado por um registro de alterações recentemente descoberto. Cerca de um ano após seu anúncio inicial, o Google Bard parece estar cedendo espaço para uma transformação mais ambiciosa.
E uma das mudanças mais notáveis até o momento é a mudança de nome para Gemini, algo que acabou sendo corroborado por vazamentos anteriores e reforçado pelo conteúdo do registro de alterações. Confira.
Leia também:
Google está trabalhando em uma versão avançada e paga do Bard
Google Bard ganha botão “memória” para lembrar de informações importantes ao longo da conversa
Mudança do Bard não será apenas no nome
A revelação dessa transição vem acompanhada de alguns detalhes valiosos sobre o que esperar dessa evolução. Datado desta semana, 7 de fevereiro de 2024, o registro de alterações, destacado pelo desenvolvedor de aplicativos e vazador Dylan Roussel no X, confirma que “Bard agora é Gemini”.
O Google assegura aos usuários que, apesar da mudança de nome, as características essenciais do Bard vão continuar as mesmas. Porém é de se esperar atualizações visuais planejadas para a interface do usuário, principalmente com o intuito de reduzir distrações e melhorar a legibilidade, além de simplificar a navegação.
Google added a new changelog for Bard, and — oh boy — it's a big one!
The availability in Canada is awesome! That said I don't really understand the limitations with the app. That's disappointing as someone who lives in Europe.
Oh by the way… https://t.co/xM2snHVYJ9 is real. pic.twitter.com/QKgKrRjmM4
— Dylan Roussel (@evowizz) February 3, 2024
Além desse registro de alterações, a empresa também já abriu um novo site dedicado ao serviço, o gemini.google.com, porém atualmente ao entrar no endereço só aparece a página 404.
E essa mudança de nome não é apenas uma decisão visual e cosmética, existe também uma intenção estratégica por trás dela. A Google revelou seu compromisso contínuo em oferecer a todos acesso direto ao Google Al, e a renomeação para Gemini é apresentada como um reflexo desse compromisso.
“Estamos comprometidos em dar a todos acesso direto ao Google Al e, a partir desta semana, todos os usuários do Gemini em nossos países e idiomas suportados têm acesso aos melhores modelos de Al da Google. Para refletir melhor esse compromisso, renomeamos Bard para Gemini”
O Bard, inicialmente lançado com o PaLM como modelo subjacente de IA generativa, agora dá lugar ao Gemini, introduzido pela Google no ano passado. A sugestão é que o rebranding não seja apenas uma questão de nomenclatura, mas sim uma tentativa de comunicar que o produto melhorou significativamente, merecendo um novo nome.
Junto com a mudança de marca, a empresa também está introduzindo o Gemini Advanced, anteriormente especulado como Bard Advanced. Essa versão paga contará com um modelo de IA generativa mais poderoso chamado Gemini Ultra, enquanto a versão regular empregará o Gemini Pro. O termo “Gemini” agora se refere tanto à interface de chat quanto ao modelo subjacente, adicionando uma camada de complexidade.
O Google revelou ainda que vai lançar inicialmente o Gemini Advanced em 150 países, mas deixou claro que ele será otimizado para o inglês, então funcionará melhor nesse idioma. Este modelo promete melhorias notáveis em programação complexa, raciocínio lógico e consultas de colaboração criativa. Além disso, ainda existem planos futuros para aprimorar as capacidades multimodelo do Gemini Advanced e a capacidade de analisar mais dados simultaneamente.
Gemini ganhar aplicativo dedicado também
Outra novidade revelada nesse registro de alterações vazado é que o Google também planeja finalmente lançar um aplicativo dedicado para o Gemini no Android. Inicialmente esse aplicativo será um tanto restrito já que vai funcionar apenas em aparelhos selecionados nos Estados Unidos, porém a empresa pretende realizar um lançamento global no futuro, exceto para a Europa.
Integrando-se ao Gmail, Maps e YouTube, este aplicativo permitirá interações por meio de texto, voz ou imagens. Ainda não é certo, mas é muito provável que esse aplicativo seja aquele que antes seria o “Assistente com Bard” que a empresa antecipou durante o lançamento do Pixel em outubro do ano passado.
Em um movimento que amplia ainda mais o alcance do Gemini, a Google também está introduzindo o produto no Canadá como um aplicativo em breve. No iOS, o Gemini estará disponível dentro do aplicativo Google.
Com o registro de alterações revelado antecipadamente, muitas surpresas podem ser esperadas na quarta-feira. Entre elas, estão os detalhes de preços específicos do Gemini Advanced e a confirmação de se o novo aplicativo Gemini no Android é ou não a tão aguardada “Assistant with Bard”.
Fonte: androidpolice
Deixe seu comentário