O Banco Central (BC) anunciou há algumas semanas o Pix Automático. Trata-se de uma nova funcionalidade para o método de pagamentos instantâneos que será efetivamente lançado em abril de 2024. Agora nesta semana o BC divulgou mais detalhes sobre o Pix Automático.
Na prática, o objetivo é simplificar os pagamentos recorrentes por meio de transações instantâneas. Essa solução é semelhante ao débito automático tradicional em contas bancárias, mas com melhorias significativas na segurança e na forma como opera.
Leia também
Banco Central lança selo ‘anti-fraude’ para Pix: saiba tudo sobre a novidade
Pix foi o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2022; TED lidera em valores transacionados
Como vai funcionar o Pix automático
Essa nova modalidade do Pix será particularmente útil para aqueles que assinam serviços cujo pagamento é mensal. Exemplos comuns são plataformas de streaming, assinaturas de aplicativos, academias, entre outros. Todos estes serviços exigem pagamentos regulares e em datas fixas.
O BC planeja divulgar as diretrizes gerais para o Pix Automático em setembro, que é quando saberemos de fato todos os detalhes dessa nova modalidade de pagamento. Porém, já existem algumas informações disponíveis sobre o que se pode esperar dessa funcionalidade.
Heitor Barcellos, um especialista em Open Banking, compartilhou algumas características esperadas do Pix Automático, a saber:
- Aprovação solicitada através de consentimento no aplicativo do banco;
- Assinaturas com ou sem data de término, como planos de internet móvel ou de jornal por um ano;
- Valores fixos ou variáveis, como contas de energia em comparação com planos de internet;
- Limitações para aprovação automática, como contas de telefone acima de R$ 200 requerendo aprovação via notificação PUSH, enquanto valores menores são aprovados automaticamente;
- Gerenciamento de assinaturas, permitindo desativar serviços a qualquer momento.
Imagens da funcionalidade já foram divulgadas
Embora o Pix Automático ainda não tenha sido oficialmente lançado pelo Banco Central, existem capturas de tela que fornecem uma visão de como a interface desse novo recurso pode ser.
As imagens sugerem que o titular da conta será notificado quando houver uma solicitação de registro desse método de pagamento, e deverá examinar os detalhes e, se estiver tudo correto, autorizar os débitos mensais.
As informações incluídas na solicitação de pagamento automático abrangem o nome do estabelecimento, chave Pix, valor, frequência (quinzenal, mensal, anual, etc.), prazo, e datas de início e término.
Além disso, bancos convencionais, virtuais e fintechs podem ter a opção de adicionar recursos de gerenciamento de despesas com base nas transações de entrada e saída do Pix Automático. Isso deverá proporcionar aos usuários maior controle sobre suas despesas e ajudar o usuário a não se endividar.
Cronograma de lançamento do Pix Automático
Como explicado anteriormente, o Pix Automático ainda não foi lançado pelo Banco Central. Mas o órgão já divulgou um cronograma que mostra os próximos passos:
- Junho a agosto de 2023 – Liberação das especificações;
- Setembro de 2023 – Divulgação das diretrizes gerais;
- Outubro de 2023 a Fevereiro de 2024 – Desenvolvimento dos sistemas;
- Março de 2024 – Início dos testes;
- Abril de 2024 – Lançamento.
Deixe seu comentário