O Banco Central (BC) comunicou nesta segunda-feira (11) o vazamento de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal. Segundo a instituição, o incidente ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro deste ano devido a uma falha pontual nos sistemas da Caixa Econômica. Esse é o 11º vazamento de chaves Pix em 2024. Até o momento, 259.998 chaves já foram comprometidas.
Dados sensíveis não foram expostos
De acordo com o BC, não houve exposição de dados sensíveis, como senhas ou informações de transações financeiras. O vazamento envolveu apenas dados de identificação de chaves Pix utilizadas para transferências entre pessoas físicas e jurídicas.
Informações acessadas
As informações acessadas incluem o nome do usuário, CPF, número e tipo de conta, instituição bancária, agência, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix e a data em que o usuário começou a usar uma determinada chave.
Caixa fala em compromisso com a segurança
“A Caixa Econômica Federal reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes e destaca que aperfeiçoa continuamente os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços”, informou o banco em nota oficial.
Banco Central destaca transparência
Embora os dados expostos não incluam informações sensíveis, o Banco Central decidiu comunicar o caso à sociedade para reafirmar seu compromisso com a transparência. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação.”
Deixe seu comentário