Recentemente, o Banco Central (BC) anunciou que houve um incidente de segurança envolvendo dados pessoais de chaves Pix do Banco do Estado do Pará (Banpará).
De acordo com o comunicado do BC, as informações foram comprometidas devido a “falhas pontuais em sistemas da instituição”, uma vez que essas informações estavam guardadas pela própria instituição.
Leia também:
Vazamento de dados: Banco Central confirma exposição de mais de 46 mil chaves pix
Banco Central revela que maior Pix já feito foi de R$ 1,2 bilhão
Banco Central está investigando os detalhes
É importante ressaltar que, de acordo com o BC, os dados sensíveis não foram expostos durante o incidente. Isso inclui informações como “senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.
No entanto, os dados cadastrais vinculados a 3.020 chaves Pix foram potencialmente acessados. Esses dados incluem o nome de usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O período em que o incidente ocorreu foi do dia 20 de março até 13 de abril deste ano.
O BC emitiu um alerta importante para os afetados pelo incidente: eles serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo do banco ou pelo internet banking. O comunicado destaca que nem o BC nem as instituições participantes utilizarão qualquer outro meio de comunicação, como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para entrar em contato com os usuários afetados.
O Banco Central também assegurou que medidas para investigar detalhadamente o incidente estão sendo tomadas. Além disso, enfatizou que serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente, garantindo que a responsabilidade seja devidamente atribuída e que medidas corretivas sejam implementadas para evitar incidentes semelhantes no futuro.
Fonte: Valor
Deixe seu comentário